“O andebol tinha de ter um lugar em Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 e esta é uma cidade de portas abertas para o desporto, sobretudo para o andebol”, afirmou na cerimónia o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

A VI Gala do Andebol, organizada numa parceria entre a Federação de Andebol de Portugal e a autarquia, atribuiu prémios a título individual nas categorias de melhor treinador, jogador de campo, guarda-redes e atleta revelação.

O presidente da Federação de Andebol de Portugal, Luís Miguel Laranjeiro, agradeceu à autarquia sadina “todo o apoio prestado à Federação de Andebol e ao desporto”, e destacou a importante época desportiva vivida pela modalidade.

O evento, que contou com vários apontamentos culturais, distinguiu a melhor dupla de arbitragem e homenageou a individualidade que mais contribuiu para o desenvolvimento do andebol em Portugal.

Pedro Seabra Marques, do ABC de Braga/UMinho, e Ana Andrade, do Madeira SAD, foram distinguidos com o prémio de “Melhor Jogador” referente à época desportiva 2015-2016.

O troféu de “Melhor Treinador” foi entregue, nas provas masculinas, a Carlos Resende, técnico do ABC de Braga/UMinho, enquanto nas competições femininas o prémio foi arrebatado por Sandra Fernandes, do Madeira SAD.

No evento foi ainda atribuído o prémio de “Melhor Guarda- Redes”, distinção que nesta edição foi conquistada por Alfredo Quintana, do FC Porto, e por Jéssica Ferreira, do Colégio de Gaia/Toyota.

André Gomes, do ABC de Braga/UMinho, e Diana Oliveira, do Maiastars, venceram o troféu de “Jogador Revelação”, enquanto Eurico Nicolau e Ivan Caçador, da Associação de Árbitros de Leiria, foram considerados a “Melhor Dupla de Árbitros”.

A VI Gala do Andebol incluiu ainda o prémio “Homenagem”, entregue a Maria Assunção Fernandes Lopes Tavares, antiga treinadora de clubes como o extinto Pedreira dos Húngaros, que dedicou uma vida ao andebol.

A VI Gala do Andebol contou também com um momento de poesia pelo ator José Nobre, que personificou Bocage, assim como apontamentos musicais pelos “Alcorrazes” e por Deolinda de Jesus.