Animação na Biblioteca e no Arquivo - Festa de Encerramento - Parque do Bonfim

Dramatizações e jogos tradicionais marcaram a festa de encerramento do programa Animação na Biblioteca e no Arquivo (ABA), realizada na manhã do dia 29 de julho, no Parque do Bonfim, com a participação de perto de quatro dezenas de crianças e jovens.


Os participantes, com idades entre os 6 e os 17 anos, mostraram o resultado das atividades desenvolvidas nas últimas quatro semanas no Clube de Leitura de Verão e no Arquivo em Movimento, projetos da Câmara Municipal de Setúbal que este ano se uniram num só programa, o ABA.

“Este cruzamento entre o trabalho do Arquivo e o trabalho da Biblioteca é o primeiro passo para futuras atividades em parceria, pois é uma forma de se enriquecerem mutuamente”, afirmou a diretora do Departamento de Educação e Saúde da Câmara Municipal de Setúbal, Celeste Paulino.

Os participantes do Clube de Leitura de Verão, com um total de 23 inscritos, desenvolveram atividades que incluíram a descoberta de José Saramago através da leitura e de dramatizações, divididos em dois escalões, o dos mais novos, com idades entre os 8 e os 11 anos, e o dos mais velhos, dos 12 aos 17 anos.

“Espero que tenham gostado de participar no projeto. Agora vamos mostrar o que estiveram a fazer durante este mês além dos passeios”, disse a chefe do Serviço de Bibliotecas Lígia Águas, na abertura da festa desta manhã no Parque do Bonfim, na qual marcaram presença familiares dos participantes no projeto municipal.

Foi a deixa para o grupo dos participantes do escalão dos mais velhos apresentar uma dramatização baseada na “Entrevista com Saramago” pelo jornalista José Rodrigues dos Santos.

De seguida, o grupo de mais novos apresentou uma adaptação do livro infantil “A maior flor do mundo”. A finalizar, voltaram os mais velhos, desta vez com uma pequena dramatização baseada na obra “O Conto da Ilha Desconhecida”.

O segundo momento da festa de encerramento do projeto ABA contou com a demonstração de uma parte do trabalho desenvolvido pelos 16 participantes no Arquivo em Movimento, que durante quatro semanas deu a conhecer um pouco da cidade, da sua história e monumentos, através de passeios pedagógicos e de documentos, de uma forma divertida.

“Os quatro jogos que apresentamos resultam de uma pesquisa que fizemos sobre como se brincava antigamente, baseada em fotografias da autoria de Américo Ribeiro”, explicou Nuno Soares, do Arquivo Municipal.

Jogo da malha, jogo das argolas, jogo do burro e jogo das latas animaram as crianças e jovens que no final receberam um certificado de participação no ABA.

Celeste Paulino faz um balanço positivo do projeto que “deixou os miúdos muito animados e proporcionou uma boa maneira de ocuparem as férias escolares com aprendizagens interessantes e úteis, numa perspetiva lúdica e mais descontraída”.

Além das atividades desenvolvidas na Biblioteca e no Arquivo, os participantes realizaram ainda visitas conjuntas ao Panteão Nacional, ao Museu da Marinha e ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Em Setúbal, visitaram o Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Casa da Baía e o CIRES – Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado e a Mercearia Confiança do Troino.