17° Muito nublado
Lixo na via pública | Freguesia de São Sebastião

Considerando a atual situação de alerta nacional e todas as medidas de contingência adotadas no território para conter a propagação do vírus Covid-19, a Junta de Freguesia de São Sebastião apela à responsabilidade cívica da população e à sua colaboração para manter a limpeza urbana e salvaguardar a saúde pública.


A Junta de Freguesia de São Sebastião identificou, nos últimos dias, algumas situações, em vários locais do território, nas quais os fregueses não estão a depositar os resíduos indiferenciados nos contentores RSU, abandonando-os no exterior dos mesmos, em plena via pública.

Esta má prática conduz a que os sacos de lixo doméstico sejam rasgados por animais (cães, gatos, pássaros) que espalham o seu conteúdo pelas ruas, contaminando o espaço público e tornando ainda mais difícil a tarefa dos nossos trabalhadores que continuam a dar o seu melhor para manter a limpeza e a higiene urbanas.

Depreendemos que essa conduta incorreta de alguns fregueses se deva ao receio de, ao abrir as tampas manualmente (nos contentores onde não existem pedais), promover um eventual contágio. No entanto, existem medidas de proteção que a população pode adotar para evitar esse risco, tais como calçar luvas descartáveis, higienizar as mãos logo após o contacto ou utilizar um simples lenço de papel para cobrir os dedos antes de tocar na superfície. Reforçando essas proteções individuais, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de São Sebastião estão a proceder à desinfeção da via pública, com especial incidência em contentores e junto a espaços com maior concentração de pessoas.

Apesar da redução do número de trabalhadores ao serviço, uma vez que muitos se encontram em casa a prestar assistência aos seus filhos ou em isolamento, por pertencerem a grupos de risco, o setor operacional da Junta de Freguesia de São Sebastião continua diariamente no terreno a assegurar a limpeza urbana, o tratamento e a manutenção de espaços verdes e ainda a execução de algumas obras.

Num momento particularmente sensível e durante o qual não temos possibilidade de reforçar as nossas equipas, apelamos à solidariedade da população para que contribuam com pequenos gestos como depositar corretamente os resíduos e recolher os dejetos caninos, salvaguardando a saúde pública e respeitando os que continuam a trabalhar por todos nós.