Uma comitiva de Setúbal, liderada pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, em visita àquela cidade moçambicana entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, inaugurou no dia 29 os primeiros cinco poços de captação de água no âmbito da iniciativa solidária.

“A solidariedade não conhece fronteiras e é com grande emoção que oferecemos 15 novos poços de água a uma região com graves carências sociais e em que há seis milhões de pessoas com difícil acesso a água”, afirmou a autarca.

A escassez registada na zona, adiantou, leva a que “as crianças deixem de ir à escola para ajudarem as suas famílias a transportar água, percorrendo dezenas de quilómetros durante boa parte do dia”. Assim, “com este pequeno gesto de Setúbal, damos um humilde contributo para a melhoria das condições das famílias de Quelimane”.

A construção dos 15 poços, um investimento de 45 mil euros, resulta de uma campanha mecenática impulsionada pela Câmara Municipal de Setúbal junto do tecido empresarial do concelho e para a qual contribuíram VSObras24h, Herdade de Algeruz Empreendimentos Turísticos, Squareview e Reformosa.

“Na última vez que aqui estivemos prometemos fazer algo em relação à falta de água em Quelimane. Este é o resultado da solidariedade. Com este contributo, facilitamos o bem-estar às pessoas e este é o maior retorno que podemos levar, com o coração cheio de sentimentos e afetos”, vincou Maria das Dores Meira.  

O presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel Araújo, enalteceu a importância da iniciativa. “Inauguramos os primeiros cinco poços nas regiões mais pobres da urbe.” Sobre a geminação com Setúbal, afirmou que é uma relação “para consolidar cada vez mais”.

No âmbito da visita a Quelimane, cidade moçambicana com a qual Setúbal mantém um protocolo de geminação desde 2000, Maria das Dores Meira reuniu com o governador da província da Zambézia e visitou o centro empresarial instalado na região.