Bolsas de Estudo e Estágio

Existe um leque muito extenso de bolsas de estudo e estágio às quais podes candidatar-te.

Aqui deixamos-te apenas algumas possibilidades.

DGES – Direção-Geral do Ensino Superior

No sentido de dar resposta às necessidades reais dos estudantes, garantindo a equidade na atribuição de benefícios sociais, a DGES promove uma ação social que favoreça o acesso ao ensino superior e incremente o sucesso na sua frequência.

A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída pelo Estado, a fundo perdido, sempre que o agregado familiar em que o estudante se integra não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

A bolsa de estudo é atribuída para um ano letivo completo, salvo as exceções previstas na legislação atualmente em vigor.

Sabe mais aqui.

Fundação Gulbenkian

Desde as suas primeiras atividades, na década de 50, a fundação respondeu às necessidades mais prementes da sociedade portuguesa, com base nas suas quatro áreas estatutárias: Arte, Beneficência, Educação e Ciência.

Os programas de Bolsas Gulbenkian nasceram com os objetivos de qualificar novas gerações e educar para a cultura e para ciência, tendo como missão contribuir para o desenvolvimento educativo em Portugal.

Sabe mais aqui.

CARTÃO JOVEM MUNICIPAL

Com o objetivo de promover medidas de apoio aos jovens residentes no concelho, com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos, o Cartão Jovem Municipal de Setúbal possibilita o acesso a determinados bens de consumo e a participação em diversas atividades culturais, desportivas ou recreativas.

Este cartão resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal de Setúbal e a MOVIJOVEM.  Além do acesso a todas as vantagens, atuais e futuras, inerentes ao Cartão Jovem EURO<29, os portadores do Cartão Jovem Municipal de Setúbal usufruem também de vantagens específicas disponibilizadas pelos serviços camarários.

Consulta os descontos aqui.

Principais vantagens que o município te oferece

  • Atividades organizadas pela autarquia nas áreas desportivas, recreativa e cultural – até 25%
  • Aquisição de livros, brochuras, catálogos e publicações municipais – 10%
  • Natação recreativa – Taxa de Cartão de Utente
  • Complexo Municipal de Atletismo – Desconto de 50% na inscrição e utilização
  • Entrada e atividades promovidas pelos museus municipais – até 100%
  • Taxas devidas pela emissão de licenças ou autorização de construção e utilização de edifício destinados a primeira habitação do próprio – 20%
  • Taxas devidas pela emissão de licença ou autorizações relativas à instalação de atividades industriais e/ou comerciais – 20%

Onde e como aderir?

Podes aderir ao cartão jovem diretamente nos serviços do Gabinete da Juventude de Setúbal, localizado na Casa do Largo, Largo José Afonso.

Para formalizares a tua adesão preenche um formulário, que te será disponibilizado no local e leva o Cartão de Cidadão e uma fotografia tipo passe.

Esta adesão tem um custo de 10 euros.

Cuida-te

Programa do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, dinamizado em conjunto com várias entidades parceiras, desde o setor público ao privado, que tem como principal objetivo trabalhar na área da saúde juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis.

Em Setúbal, o Cuida-te tem um Gabinete na Casa do Largo – Pousada da Juventude, com um espaço de atendimento gratuito, anónimo e confidencial, onde se faz aconselhamento nas áreas da sexualidade, consumos nocivos, nutrição e exercício físico.

Este projeto promove também ações de teatro-debate sobre temas de interesse dos jovens relacionados com a promoção da saúde.

Sabe mais aqui

Porta 65

Tem o objetivo de apoiar os jovens com idades entre os 18 e os 35 anos no arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.

Existem quatro períodos de candidatura por ano, cada um com a duração mínima de 15 dias:

  • Dois períodos consecutivos, em abril
  • Um período em setembro
  • Um período em dezembro

O apoio é concedido por períodos de 12 meses, podendo haver candidaturas subsequentes até ao limite de 60 meses, seguidos ou interpolados.

Sabe mais aqui