A autarquia decidiu complementar a cedência de manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo das escolas públicas do concelho proporcionada pelo Governo com a “oferta dos livros de atividades das diferentes áreas disciplinares, visando contribuir para a igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar”.

A deliberação refere que esta medida, no valor de 130.542,69 euros, montante a repartir proporcionalmente pelos agrupamentos de escolas Sebastião da Gama, Ordem de Santiago, Barbosa du Bocage, Luísa Todi, Lima de Freitas e Azeitão, “reforça a política municipal de apoio às famílias no âmbito socioeducativo”.

Este apoio enquadra-se no “grande investimento que o município de Setúbal tem realizado na educação”, visível “a nível dos equipamentos educativos da sua responsabilidade”, mas também no “serviço de refeições para todos os alunos do 1.º ciclo e do pré-escolar” e nas “atividades de apoio às famílias, como o prolongamento de horário após as atividades letivas”.

Coletividades com apoio financeiro

Na mesma reunião, a autarquia aprovou a Matriz de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo para o ano 2018 que abrange 35 coletividades, num montante global de perto de 105 mil euros.

Na sequência da aprovação, na reunião pública de 21 de março, de um novo instrumento de política desportiva para garantir que a distribuição de verbas aos clubes obedece a critérios de equidade melhores e mais aferidos, os membros do movimento associativo desportivo do concelho apresentaram as respetivas candidaturas a apoios financeiros municipais.

Após avaliação pela Câmara Municipal de todos os dados e elementos constantes das candidaturas à Matriz de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo para 2018, foi definida uma verba de 104.727 euros a distribuir por 35 coletividades do concelho.

Academia de Rugby de Setúbal, Academia de Futsal Estrelas de Setúbal, Associação Desportiva de Aikido de Setúbal, Associação de Moradores do Casal da Figueira, Associação Desportiva e Cultural "Os Africanos", Academia de Vólei de Praia Clube, Centro Ciclista Azeitonense, Centro Cultural e Desportivo Brejos de Azeitão, Clube de Amadores de Pesca de Setúbal, Clube de Canoagem de Setúbal, Clube de Futebol "Os Sadinos", Clube de Ténis de Mesa de Setúbal, Clube de Ténis de Setúbal, Clube Desportivo "Os Pelezinhos", Clube Naval Setubalense e Clube Patinagem do Sado são coletividade abrangidas.

Recebem ainda apoios, no âmbito da Matriz de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo para 2018 a Escola de Futebol Feminino de Setúbal, o Grupo Desportivo e Recreativo "O Sindicato", o Grupo Desportivo e Recreativo 1.º de Maio, o Grupo Desportivo Independente, o Grupo Desportivo “Os Amarelos”, o Grupo Musical e Desportivo União e Progresso, a Juventude Azeitonense – Associação Cultural e Desportiva, o Núcleo Bicross de Setúbal, o Núcleo Desportivo e Recreativo Ídolos da Praça e o Outdoor Clube de Setúbal.

A lista de coletividades fica completa com o Remo Clube Lusitano, o São Domingos Futebol Clube, o Scalipus Clube de Setúbal, o Sonho 21 Futebol Clube, a União Cultural Recreativa e Desportiva Praiense, a União Desportiva e Recreativa Casal das Figueiras, a União Futebol Comércio e Indústria, o Vitória Futebol Clube e o Volei Clube de Setúbal.

De acordo com a deliberação camarária, estas coletividades “promovem, no âmbito da formação desportiva de jovens, um plano de desenvolvimento de qualidade inegável e indispensável sempre em respeito pelos princípios da igualdade e universalidade, só possível de realizar mediante o apoio financeiro de entidades parceiras”.

Marchas Populares vão a Cuba

A atribuição de apoios financeiros no valor de 450 euros ao Grupo Desportivo Independente e ao Clube Desportivo Cultural e Recreativo da Gâmbia foi igualmente aprovada.

A verba de 300 euros atribuída ao Grupo Desportivo Independente destina-se a comparticipar as despesas inerentes à participação da marcha da coletividade sadina num desfile de Marchas Populares realizado a 30 de junho em Cuba, Alentejo.

À semelhança de anos anteriores, a Junta de Freguesia de Cuba convidou o município de Setúbal para se fazer representar no referido evento com a marcha classificada em primeiro lugar no concurso das Marchas Populares de Setúbal.

As caraterísticas dos arcos e acessórios que compõem a marcha do Independente tornaram necessário o aluguer de um veículo fechado pela Câmara Municipal de Setúbal para transportar este material, enquanto a autarquia alentejana assumiu a deslocação dos marchantes.  

Já a verba de 150 euros atribuída ao Clube Desportivo Cultural e Recreativo da Gâmbia destina-se a comparticipar a realização das Festas de Verão, iniciativa de animação cultural que se realizou na sede da coletividade entre os dias 6 a 8 de julho.

Autarquia apoia obra em aldeias de Azeitão

Na reunião pública de dia 18 foi ainda aprovada a transferência de uma verba para a Junta de Freguesia de Azeitão para comparticipar as obras de requalificação dos largos da Aldeia da Piedade e de Vila Fresca.

O montante de 25.138,13 euros a transferir, no âmbito de um acordo de parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Azeitão, destina-se à aquisição dos materiais necessários para a execução das obras.

Já a Junta de Freguesia  fica responsável pelos custos de mão de obra.