O vereador da Juventude na Câmara Municipal , Pedro Pina, saudou, a 20 de outubro, a criação de uma nova associação juvenil setubalense, a Youth for Change, orientada para projetos de participação cívica de jovens.


Na cerimónia de apresentação da Youth for Change, realizada na Casa do Largo, o autarca salientou a importância de haver mais uma associação juvenil em Setúbal, sobretudo com o enfoque na participação da população jovem, tendo afirmado que o município sempre foi um território onde muito se valoriza o associativismo, em todas as suas vertentes.

Pedro Pina alertou para que a participação juvenil não seja asfixiada, sublinhando a necessidade de atenção perante o risco de se ficar refém de uma espécie de participação limitada a lógicas definidas por um determinado enquadramento legal.

Acrescentou que a Câmara Municipal, ao contemplar uma unidade orgânica inteiramente dedicada às questões da juventude, transmite claramente a mensagem de uma visão municipal estratégica para esta área, na qual se pretende a efetiva participação e envolvimento dos jovens num processo de construção colaborativo.

A associação juvenil Youth for Change, de âmbito distrital e com sede na Casa do Largo, tem como objetivos principais o trabalho em rede, o empoderamento juvenil, a edução não formal e a cidadania ativa e os direitos humanos.

O presidente da associação, João Brás, sublinha que já estão em curso duas iniciativas dinamizadas pela Youth for Change, uma das quais em fase de lançamento, apoiada pelo Parlamento Europeu e pela União Europeia de Estudantes e destinada a sensibilizar os jovens para as eleições europeias.

Para o efeito, as escolas vão ser palco de ações de educação não formal, sobre as temáticas da igualdade e da cidadania europeia, no âmbito do Evento Europeu da Juventude.

João Brás adianta que a outra iniciativa é uma petição pública, já online e que tem o objetivo de levar à Assembleia da República o debate sobre a necessidade de existir uma maior abertura das escolas à sociedade civil e, em particular, ao movimento associativo.

Na cerimónia de apresentação estiveram ainda presentes, entre outros, o presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado, Eugénio Fonseca, representantes de juntas de freguesia do concelho e do movimento associativo jovem, deputados da Assembleia da República e eurodeputados, assim como a diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Eduarda Marques.