arqueologia-generica

A EB1 n.º 3 do Montalvão é a próxima escola a acolher, a 9 de junho, a atividade “Arqueologia vai à escola”, projeto da Câmara Municipal de Setúbal de divulgação do património local na comunidade escolar.


Iniciado este ano letivo, o projeto “Arqueologia vai à escola” tem como objetivo dar a conhecer aos alunos um pouco do património e da história da cidade, bem como a importância do trabalho arqueológico.

O projeto consiste numa atividade lúdico-pedagógica dividida em duas partes, começando por se falar do conceito de arqueologia e do trabalho arqueológico com o recurso a uma apresentação com imagens sobre vestígios e escavações arqueológicas, o material utilizado, o trabalho laboratorial, a conservação e o restauro de peças arqueológicas e a sua museologia.

A segunda parte da atividade é mais dinâmica, tendo os alunos oportunidade de contactarem com vestígios arqueológicos de escavações realizadas no Convento de Jesus, manusearem os diversos tipos de materiais recolhidos e fazerem um pouco o trabalho de laboratório, nomeadamente, a lavagem de fragmentos, a separação dos diversos tipos de materiais e a reconstrução de peças.

As primeiras visitas foram realizadas em abril e o programa tem como objetivo abranger todas as escolas do concelho, de todos os ciclos de ensino, com a preocupação de adaptar o discurso às idades dos alunos.