A descoberta da história da cidade, através do projeto “AnimArq”, é feita com a dinamização de oficinas temáticas e visitas guiadas aos Paços do Concelho, com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância dos livros e dos documentos na construção da identidade e história local.

A iniciativa, dinamizada com grupos de alunos a frequentar o pré-escolar e o 1.º ciclo em escolas do concelho, inclui um leque variado de ações lúdicas e pedagógicas, de participação gratuita, desenvolvidas em diferentes períodos do dia.

Uma das propostas é o atelier “Kit do Arquivista”, que proporciona um contacto com os materiais usados pelos técnicos na preservação dos documentos, com as crianças a tornarem-se verdadeiros arquivistas.

Na “Oficina dos Carimbos” é possível personalizar o próprio carimbo a partir de uma imagem ou de um nome, enquanto na oficina “A fotografia como documento” se assiste a um filme que mostra imagens antigas de Setúbal preservadas através de vários suportes. O Arquivo Municipal promove ainda o atelier “Árvore Genealógica”.

Além do arquivo, os grupos são convidados a conhecer outros espaços do edifício dos Paços do Concelho, como as salas de Sessões e do Município e o Salão Nobre.

A par das oficinas pedagógicas, o Arquivo Municipal de Setúbal dinamiza exposições itinerantes e temporárias e atividades pontuais durante a interrupção letiva, entre outras iniciativas.

Os interessados em participar nas atividades promovidas pela Autarquia no âmbito do projeto “Animarq” devem fazer as inscrições pelo telefone 265 541 500 ou pelo endereço eletrónico arquivo@mun-setubal.pt.