Animação na Biblioteca e no Arquivo 2022. Receção aos participantes no Arquivo em Movimento.

Leitura, dramatizações, descoberta dos monumentos de Setúbal e passeios pedagógicos integram o programa da iniciativa Animação na Biblioteca e no Arquivo (ABA) de 2022, iniciada em 4 de julho, que inclui os projetos Clube de Leitura de Verão e Arquivo em Movimento.


Os participantes nesta iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, que decorre até 29 de julho com o objetivo de ocupar parte das férias escolares de crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos – cerca de quatro dezenas no total –, foram recebidos e iniciaram as respetivas atividades no dia 4 de julho.

Durante a manhã, os participantes do Clube de Leitura de Verão, com um total de 24 inscritos, foram recebidos na Biblioteca Municipal de Setúbal e ao início da tarde os do Arquivo em Movimento, com 17, nos Paços do Concelho.

Depois de dois anos em que a atividade se realizou online, devido à pandemia de covid-19, os participantes no Clube de Leitura de Verão, alguns dos quais estão regularmente presentes desde os 8 anos, ficaram a saber que este ano o autor em foco é José Saramago.

Entre as atividades previstas, o grupo dos mais novos, com idades entre os 8 e os 11 anos, vai dedicar-se à leitura da história infantojuvenil “A Maior Flor do Mundo”, da qual José Saramago disse esperar que fosse lida por outros e depois contada melhor do que por ele, enquanto o dos mais velhos, dos 12 aos 17, vai fazer uma entrevista fictícia ao Nobel da Literatura, cujo centenário do nascimento é celebrado este ano.

O interesse pela leitura foi apontado como a principal razão para se terem inscrito, com Íris, de 12 anos, a revelar ter ficado interessada quando soube da iniciativa numa visita à Biblioteca Municipal e Tomé, de 10, a dizer que os pais o inscreveram porque está sempre a ler, “à noite e de dia”, estando de momento absorvido com “Harry Potter e a Câmara dos Segredos”, de J.K. Rowling, autora que foi citada por outros dos inscritos.

No Clube de Leitura de Verão – “um clube para quem gosta de aventuras, de leituras e de fazer amigos”, como foi apresentado –, os participantes realizam atividades na Biblioteca Municipal, que incluem a descoberta de José Saramago através da leitura e de uma dramatização, e fazem passeios e saídas culturais e pedagógicas, divididos por aqueles dois escalões etários.

O grupo dos mais novos tem encontros na Biblioteca às segundas e quartas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00, e o dos mais velhos às terças e quintas-feiras, entre as 14h30 e as 16h30.

A iniciativa Arquivo em Movimento, para a qual ainda há algumas vagas, tem como objetivo dar a conhecer um pouco da cidade, da sua história e monumentos através de documentos, bem como abordar o trabalho de um arquivista, mas sempre, como foi dito na receção aos participantes, com uma vertente educativa e divertida.

Depois de serem recebidas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as crianças e jovens foram conduzidas à Sala do Município, onde puderam observar cópias de alguns documentos guardados na Torre do Tombo, em Lisboa, e lhes foi dito que o incêndio que destruiu o edifício na noite da implantação da República, a 5 de outubro de 1910, fez com que se perdesse a história documental de Setúbal arquivada na cidade.

Depois fizeram um percurso pela Avenida Luísa Todi, que incluiu paragens junto da Casa Luísa Todi e da Glorieta e uma visita ao Fórum Municipal Luísa Todi, bem como um lanche à beira-mar.

No Arquivo em Movimento, crianças e jovens dos 6 aos 14 anos vão ter encontros no Arquivo Municipal, em conjunto, entre as 14h00 e as 17h30 das segundas e quartas-feiras e entre as 09h00 e as 12h30 das terças e quintas-feiras.

As sextas-feiras, entre as 08h30 e as 16h00, estão reservadas para saídas de caráter lúdico e cultural, em conjunto por parte de todos os participantes em ambos os projetos.

Os passeios conjuntos têm três visitas programadas a Lisboa, em 8 de julho ao Panteão Nacional, em 22 ao Museu da Marinha e em 25 ao Pavilhão do Conhecimento.

O dia 15 de julho é todo passado em Setúbal, sendo preenchido com visitas ao Museu do Trabalho Michel Giacometti (09h30), à Casa da Baía e ao CIRES – Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado (14h00) e à Mercearia Confiança do Troino (15h00), com um piquenique como almoço no Parque Urbano de Albarquel (12h00).

Por definir está ainda a data para a “Caminhada pelo Foral – Caça aos Tesouros Manuelinos em Setúbal”, na qual as crianças e jovens de ambas as iniciativas vão visitar diferentes espaços religiosos e civis daquele período, num percurso a descobrir através de frases, imagens e espécimes documentais, de modo a se chegar aos locais e documentos que se pretendem mostrar.

Os participantes no Arquivo em Movimento vão ainda ter atividades como uma baseada no livro infantojuvenil “A Pequena Arquivista e o curioso caso do menino que nunca nasceu”, da autoria da arquivista Juliana Kirehhof e com ilustrações assinadas por Mariana Basqueira, ou outra sobre a importância da heráldica municipal, com o título “O Brasão de Setúbal – História e Símbolos”.

É-lhes ainda proposto fazerem uma viagem pelo tempo num percurso a pé entre a Praça de Bocage e o Arquivo Municipal, situado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, explorando esta zona da cidade com o apoio de documentos guardados naquele equipamento concelhio.

A Festa de Encerramento da edição de 2022 da iniciativa Animação na Biblioteca e no Arquivo realiza-se no dia 29 de julho no Parque do Bonfim, onde, entre as 10h00 e as 12h30, os jovens vão mostrar um pouco do que aprenderam no Clube de Leitura de Verão e no Arquivo em Movimento e, acompanhados pelas respetivas famílias, participam num piquenique.