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Assinalar o Dia Internacional dos Arquivos junto dos mais jovens foi o objetivo central da ação “Brincar e aprender com tradição”, promovida pelo Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Setúbal, que decorreu na manhã do dia 9


A visita de duas turmas da EB/JI de São Gabriel e a EB/JI do Montalvão reuniu nas instalações municipais onde funciona o Arquivo Municipal cerca de quatro dezenas de alunos, acompanhados pelos respetivos educadores, bem como a diretora do Departamento de Educação e Bibliotecas, Celeste Paulino, numa ação junto dos mais novos que apresenta estes espaços como polos de preservação e divulgação da história local.

Nesta ação, que deu a conhecer os vários espaços do Arquivo Municipal, bem como os métodos de preservação documental de diferentes tipos de documentos, como processos de obras, livros ou fotografias, o responsável do Serviço Educativo, Nuno Soares, salientou a importância de se sensibilizar os mais jovens para a história local, com os arquivos a constituirem-se como portas de entrada a “fontes de informação totalmente insubstituíveis e irrepetíveis”.

Após uma breve apresentação de natureza mais teórica e da mostra dos tipos de documentação que o Arquivo Municipal tem à guarda, seguiu-se um momento com atividades lúdico-pedagógicas.u

Os mais novos puderam experienciar a ancestralidade preservada em jogos tradicionais como o salto ou a tração à corda, macaca, andas, malha corrida, argolas, jogos de pião, entre outros, e que marcam diferenças absolutas entre o que se fazia por divertimento nos tempos dos avós ou pais destes jovens, com aquilo que atualmente oferecem as novas tecnologias de informação e comunicação.

Findas as atividades e como balanço, Joana Ascensão, da equipa do Serviço Educativo, destacou o modo inovador como se propõem as atividades aos mais jovens, uma mais-valia já que a parte lúdica “ajuda a cimentar o lado pedagógico e educativo”, resultando isto em experiências, que, para alguns dos visitantes, podem até ficar para a vida, em exercícios que retratam e eternizam a história local.