Erasmus+ no Município de Setúbal – alunos da Eslováquia 2023

Quatro alunas da Eslováquia realizaram trabalhos de preservação e tratamento documental do espólio à guarda do Arquivo Municipal, numa ação que decorreu durante duas semanas, em Setúbal, no âmbito do Programa Erasmus.


Para estas alunas, provenientes da escola profissional eslovaca Obchodná Akadémia, foi um primeiro contacto com este tipo de trabalho, centrado na importância dos documentos enquanto fontes primárias de informação e que presta um contributo decisivo para a compreensão da história local.

A ação, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, com a colaboração da Euromind Portugal, visa dotar os alunos de competências obtidas em contexto real de trabalho, em complemento à parte teórica ministrada pelas escolas profissionais ou universidades.

A professora que acompanhou o grupo, Denisa Schvartzova, realçou a importância dos conhecimentos obtidos durante a ação, ainda mais porque estas alunas, com uma idade média de 18 anos, “tiveram de se adaptar a um trabalho que desconheciam em absoluto e às dificuldades de trabalhar com documentos elaborados numa língua estrangeira”.

O responsável pelo Arquivo Municipal, Joaquim Moreira, sublinhou “a forma profissional como lidaram com tarefas complexas e para as quais poucas pessoas mostram tanta competência, já que começaram a fazer trabalho real em tão pouco tempo”.

Sob este ângulo, a aluna Nina Rothmeierova destacou precisamente a utilidade das aprendizagens obtidas, as quais vão servir “como uma vantagem estratégica” em qualquer profissão que venha a seguir.

A colega Lenka Tesariková frisou não ter sentido assim tantas dificuldades iniciais por já estar no mercado de trabalho, sendo trabalhadora-estudante na Eslováquia e por estar habituada a alguns procedimentos.

Para a aluna Emma Kimlicková a componente mais ligada às novas tecnologias de processamento documental foi um motivo de interesse, enquanto a colega Simona Sykrorá destacou nesta experiência a atratividade turística de Setúbal.

Joaquim Moreira adiantou estarem previstas mais ações semelhantes em Setúbal, também decorrentes do Programa Erasmus.