“Vamos conhecer o Arquivo Municipal” foi a atividade inicial do projeto, que juntou, durante a manhã, 17 crianças com idades dos 6 aos 12 anos nos Paços do Concelho, com visitas no interior do edifício, à Sala de Sessões e ao Salão Nobre, bem como jogos e sessões de pintura livre que decorreram no espaço onde funciona o arquivo.

Com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância dos livros e dos documentos na construção da identidade e história local, a sessão contou ainda, durante a tarde, com uma atividade de pintura de uma máscara de Carnaval bem como a conceção de um chapéu alusivo à festividade.

No dia 13 de manhã, a iniciativa prosseguiu com a atividade “O Arquivista”, que ensina os mais novos a preservar documentos, seguindo-se a elaboração de uma árvore genealógica. A tarde foi ocupada com a “Oficina de carimbos”, ação em que foram transmitidas as técnicas para a criação de um utensílio que serve para chancelar papéis e assim validá-los.

O “Carnaval no Arquivo” constitui um modo de reforçar os laços entre a Câmara Municipal e a comunidade, neste caso através de um programa, a alargar a outras épocas do ano, de ocupação das férias escolares dos alunos numa experiência que permite vivenciar a cultura e o património de Setúbal.