NL Arquivo | Serviço Socioeducativo

A ação “Na rota do documento – À descoberta do património setubalense”, animada pelo Serviço Educativo do Arquivo Municipal, propõe, desta vez aos mais jovens, no dia 26, uma viagem no tempo através dos relatos de quem viveu de perto a Revolução dos Cravos.


O evento, destinado aos alunos do 3.º e 4.º anos do ensino básico, é marcado por dois momentos distintos.

Enquanto a ação “Relembrar o que foi Abril – testemunho daqueles que viveram esta revolução”, levada a cabo pela URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses, decorre nas instalações do Arquivo Municipal de Setúbal, já o tema “Lembrar Zeca Afonso – vida e obra”, é dinamizado pela AJA – Associação José Afonso e tem lugar na Casa da Cultura.

Estes encontros, além de se constituírem como uma forma de se poder dar a conhecer a sociedade portuguesa numa época muito específica, mas igualmente crucial para a democracia portuguesa, conferem aos mais jovens a possibilidade de colocarem questões de um modo informal, reforçando-se assim os laços e as relações entre gerações.

Entre os objetivos específicos da ação “Na rota do documento – À descoberta do património documental setubalense”, que conta com variadas temáticas levadas a cabo regularmente, destaca-se a valorização do acervo local que consta no Arquivo Municipal de Setúbal.

Por outro lado, além da sensibilização para a importância da preservação do património local, são abordados conteúdos relacionados com as tradições populares e outros aspetos da história concelhia.