Exposição "Poeticamente habita o homem sobre a terra" - 1.ª Residência artística Ratton

Uma exposição de trabalhos de azulejos realizados durante uma residência artística a decorrer até maio, nas oficinas Ratton, é inaugurada no dia 2 de abril, às 18h00, no Espaço Ilustração da Casa da Cultura.


A mostra “Poeticamente Habita o Homem sobre a Terra – 1.ª residência artística Ratton”, organizada pela Galeria Ratton em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e o atelier DDLX, reúne os trabalhos elaborados pelas artistas plásticas Bárbara Fonte, Maria Morais, Mónica Pimentel Coelho e Sofia Pinto durante a primeira Residência Artística Ratton.

Este projeto de residência artística da Galeria Ratton nas oficinas de Lisboa e Setúbal aposta em artistas emergentes e cria novos públicos, com o objetivo de renovar a visibilidade e versatilidade da criação artística na área do azulejo.

As quatro artistas foram convidadas a procurar uma nova expressão nos seus percursos artísticos, utilizando as potencialidades que o azulejo oferece e as sinergias criativas proporcionadas por este projeto, que incluiu uma residência de vinte dias consecutivos na Oficina Ratton, em Setúbal, no final de 2021.

Durante toda a residência, as quatro artistas conviveram com convidados de diversas áreas, que deram contributos para o resultado final dos trabalhos individuais, de que são exemplos o historiador de azulejaria José Meco, o músico Rodrigo Amado, o poeta Nuno Júdice, o professor Fernando Rosa Dias, o diretor de arte e curador José Teófilo Duarte, o escultor Sérgio Vicente e o arquiteto Ricardo Carvalho.

A exposição inclui a exibição de um filme realizado por Ana Ferreira que regista todos os momentos da Residência Artística Ratton e de um conjunto de vídeos com apontamentos específicos e diários relacionados com o projeto.

“Poeticamente Habita o Homem sobre a Terra – 1.ª residência artística Ratton” pode ser visitada até 29 de maio, no Espaço Ilustração da Casa da Cultura, de terça a sábado das 10h00 às 24h00 e ao domingo das 10h00 às 22h00.