O Setúbal Custom Weekend prepara-se para voltar a fazer da cidade sadina, no dia 29, o centro das atenções dos entusiastas da personalização das motas, num evento que é, cada vez mais, referência a nível nacional.


O Setúbal Custom Weekend, apresentada oficialmente no dia 3, ao final da tarde, no Forte de São Filipe, “não é uma concentração, mas sim uma mostra, uma exposição dos vários gostos que fazem a cultura custom”, explicou António Mendes, dos Harley Riders Setúbal, grupo que há quatro anos criou o evento.

Entre os vários gostos que dão forma a esta subcultura urbana estão cortes de cabelo específicos, tatuagens, artes gráficas, artesanato em metal e pele e, claro, motas bastante sonoras e alteradas ao gosto de cada proprietário.

O Setúbal Custom Weekend reúne tudo isto e muito mais num evento que, nesta quarta edição, apresenta o número recorde de 82 expositores, mais de uma dezena em relação ao registado em 2017.

O certame decorre a 29 de setembro, entre as 10h00 e as 22h00, durante todo o dia, na Praia da Saúde, na frente ribeirinha de Setúbal, com entrada gratuita e organizado em conjunto com a Câmara Municipal e o patrocínio da Harley-Davidson/American Motorcycles, marca que vai apresentar, naquela data, os novos modelos para o ano 2019.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, não tem dúvidas que o certame, com uma média de 30 mil visitantes nas três edições já realizadas, assume uma “dimensão nacional, que caminha para a internacionalização”.

Durante a apresentação, que também contou com a presença do vereador Pedro Pina, a autarca destacou que este é um evento com “importância a nível social, económico e cultural”, demonstrado no volume anual de visitantes, com evidentes benefícios, acrescentou, para o parque hoteleiro e restauração locais.

A simbiose que existe historicamente entre a cultura custom e a Harley-Davison, faz com que esta marca seja patrocinadora natural do evento, facto sublinhado pelo representante da histórica empresa americana em Portugal, Manuel João, também convicto de que o Setúbal Custom Weekend “só tem potencial para continuar a crescer cada vez mais”.

Esta aposta no futuro do evento levou a que a Câmara Municipal, os Harley Riders Setúbal, por via da recém-criada Associação Save the Custom Culture, e a Harley-Davidson assinassem, também ontem à tarde, um protocolo de parceria trianual que garante a realização do certame até, pelo menos, 2020, sempre no último fim de semana de setembro.

Marco Oliveira, dos Harley Riders, assegura que, para já, a edição de 2018 do Setúbal Custom Weekend se mantém tão variado como nos anos anteriores.

Além da presença de customizadores profissionais nacionais, mas também provenientes de Espanha e da Bélgica, o evento volta a promover o concurso Backyard Builders, destinado a projetos de customização amadores, e a eleição da Miss Pin-up.

A marca Harley-Davidson apresenta não apenas os modelos do próximo ano, como também vai possibilitar que o público experimente motas.

No plano musical, o cartaz reserva atuações de bandas rock’n’roll num palco instalado no recinto localizado mesmo junto do rio Sado.

O certame contará, ainda, com stands de street food, demonstrações de personalização ao vivo como pintura a aerógrafo, pinstriping e posca, gravação em metal ou trabalhos em pele, barbeiros, stands de venda de roupas e acessórios vintage e, até, uma exposição de carros clássicos.