15° Nublado
Mural na Rua Ramalho Ortigão | Foto da Junta de Freguesia de São Sebastião

O muro existente ao longo da Rua Ramalho Ortigão, no bairro Humberto Delgado, está a ser requalificado numa ação artística coordenada pela Junta de Freguesia de S. Sebastião e a Câmara Municipal de Setúbal, com a participação do coletivo de artistas setubalenses Explicit Citizens.


A pintura de um mural na Rua Ramalho Ortigão, pretende, por um lado, beneficiar a imagem urbana daquela artéria e, por outro, enaltecer três vultos da história de Portugal dos séculos XIX e XX: Humberto Delgado, militar e político opositor do Estado Novo, que ganhou o epíteto de “General sem medo”; o escritor e jornalista Ramalho Ortigão; e Júlio Dinis, pseudónimo literário do romancista Joaquim Gomes Coelho, médico de profissão.

A execução deste projeto de arte urbana, inserido no âmbito do programa “Ouvir a População, Construir o Futuro”, foi antecedida por trabalhos de preparação do muro, nomeadamente a reparação de fissuras e a pintura do mesmo, pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, autarquia que além de contribuir para esta intervenção estética, procedeu recentemente à repavimentação daquele arruamento, em cooperação com o município.

De referir que, a par das intervenções nesta artéria, a Junta de Freguesia, em parceria com a Câmara Municipal, está a executar uma intervenção de fundo naquele bairro, nomeadamente na Rua Júlio Dinis, que abrange a requalificação e construção de novos acessos pedonais e rodoviários, a ampliação do estacionamento automóvel, e a criação de zonas de estadia, recreio e lazer. A primeira fase da obra, da responsabilidade da Junta de Freguesia, já foi concluída e está em curso a segunda fase, executada pelos serviços municipais, que inclui o asfaltamento da via rodoviária e do estacionamento automóvel.