Museu de Setúbal/Convento de Jesus

Uma iniciativa de dinamização do sketching, o registo em caderno gráfico de desenhos do que se encontra à nossa volta, promovida por um novo grupo de Setúbal, decorre no dia 28 de agosto, no Convento de Jesus.


O ArrábidaSketchers, membro do Urban Sketchers de Portugal, resulta da fusão do Sketchers de Azeitão e do Setúbal Sketchers, que decidiram unir-se para reforçar a dinamização de atividades no âmbito do sketching na região.

“Não fazia sentido os dois grupos continuarem separados. Juntos, ganhamos mais dinamismo”, explica José Minderico, membro do ArrábidaSketchers.

Os elementos que compõem o ArrábidaSketchers têm em comum a paixão pelo desenho, que transportam para o dia a dia com a ilustração regular daquilo que observam, recorrendo, por norma, a um diário gráfico.

Além dos desenhos feitos individualmente, têm como objetivo a realização de encontros para incentivar a participação dos artistas e “colocar Setúbal no mapa dos sketchers”, sublinha José Minderico.

A primeira atividade decorre no dia 28 de agosto, entre as 10h00 e as 12h30, no Convento de Jesus, com a participação de dez artistas, que, munidos de cadernos gráficos e dos outros materiais de desenho, dependendo das técnicas utilizadas, estão em vários pontos a criar perspetivas do monumento.

Todos os elementos gráficos produzidos pelos ArrábidaSetchers são depois divulgados nas redes sociais, designadamente no Facebook, em https://www.facebook.com/ArrabidaSketchers, e Instagram, acompanhados da hashtag #urbansketchersportugal.