O “Ask Me Arrábida”, instalado no edifício onde funcionou a sede da extinta Região de Turismo da Costa Azul, na Travessa Frei Gaspar, agrega a oferta nas vertentes de turismo de natureza, gastronomia e enoturismo dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra em torno da centralidade da Arrábida.

O novo espaço de promoção e informação turística de Setúbal, impulsionado e gerido pela Entidade de Turismo da Região de Lisboa, é uma das medidas impulsionadas por aquela organização no âmbito do Plano de Estratégico de Turismo a dinamizar no período entre 2015 e 2019.

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a “reabertura deste espaço de promoção e divulgação turística da Arrábida é uma consequência do intenso trabalho que os municípios da região têm realizado para valorizar e potenciar este fantástico destino turístico”.

O novo espaço, inaugurado no dia 6 ao final da manhã, resulta da requalificação e modernização de um edifício da década de 80 que integra, no interior, um conjunto de cetárias romanas – fábrica de preparados de peixe, do último quartel do século I d.C. – visíveis através de um piso de vidro.

“Unidos pela Arrábida na história, na cultura e no turismo, Setúbal, Palmela e Sesimbra conjugam, neste espaço, esforços para dar mais informação aos visitantes, para potenciar mais desenvolvimento do turismo e, acima de tudo, para o qualificar”, vincou a edil setubalense.

Além de fornecer conteúdos informativos, o “Ask Me Arrábida” promove e vende produtos regionais, como doçaria, azeite, vinhos e conservas, a par de um conjunto de outros artigos turísticos relacionados com a região, como vestuário e acessórios de moda, artesanato e peluches inspirados na vida marinha.

No edifício, reabilitado num investimento da ordem dos 500 mil euros e com projeto da autoria do arquiteto Silva Dias, está patente uma exposição fotográfica e documental permanente sobre os recursos turísticos da Arrábida, assim como o património histórico presente da região.

O “Ask Me Arrábida”, dinamizado com o objetivo de promover e valorizar as potencialidades turísticas da região, disponibiliza ainda um ponto de acesso gratuito à internet através de uma rede sem fios e inclui um auditório e uma área para os serviços da delegação de Setúbal da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

Maria das Dores Meira realçou a opção da Entidade Regional de Turismo de Lisboa em manter na cidade sadina uma delegação e de “fazer um investimento qualificador”, conjugado com o esforço que a Câmara Municipal tem feito “na transformação de Setúbal e da Arrábida em destinos turísticos de excelência”.

A afirmação de Setúbal com a requalificação urbana da cidade e do concelho, tornando-os mais atrativos para visitantes e com mais qualidade de vida para os residentes, é uma das prioridades da Autarquia. “Setúbal e a Arrábida têm as portas abertas para quem as quiser visitar”, vincou a autarca.

O aumento do número de turistas em Setúbal foi também evidenciado por Maria das Dores Meira. “Os dados recolhidos em 87 por cento das unidades hoteleiras do concelho indicam que tivemos um crescimento de 10,5 por cento do número de dormidas no primeiro semestre de 2015.”

Destaque, também, para o crescimento significativo do número de dormidas de portugueses em Setúbal, cidade que é palco principal da novela “Mar Salgado”. Neste capítulo, em comparação com o mesmo período de 2014, houve uma variação positiva de 15,2 por cento.

“Vamos continuar a trabalhar para reforçar o posicionamento e notoriedade desta região como destino turístico, aumentando a perceção de valor de destino por parte de visitantes nacionais e estrangeiros”, afirmou Maria das Dores Meira, ao apontar produtos associados a vários segmentos de turismo.

O presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Vítor Costa, afirmou que o “Ask Me Arrábida” pretende criar uma centralidade em torno da Arrábida, posicionando-a “como um lugar com identidade própria no vasto mosaico de experiencias turísticas disponíveis”.

O novo espaço, vinca aquele responsável, “aposta na promoção de ofertas específicas como o enoturismo e a gastronomia, em especial aquela ligada aos produtos do mar, o birdwatching, o mergulho, a náutica, a observação de golfinhos e os passeios de natureza”.

Vítor Costa, que enalteceu o “dinamismo e atividade dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra”, destacou o contributo concretizado com a requalificação do edifício do “Ask Me Arrábida” para a revitalização do centro histórico da cidade, na sequência do trabalho que tem vindo a ser dinamizado pela autarquia sadina.

O presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa anunciou ainda a criação de um grupo de trabalho, a arrancar em setembro, para a criação de uma marca relacionada com a Arrábida, medida que visa reforçar a promoção e a divulgação das potencialidades da região.

Já o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, salientou que o novo espaço de promoção e informação turística materializa “uma porta de entrada na Arrábida”, património natural que constitui “o principal ativo turístico da região e que importa potencializar”.

Sobre o “Ask Me Arrábida”, o autarca afirmou que se trata de “um importante contributo para a recolha e conhecimento mais aprofundado das potencialidades turísticas da região”, naquele que espera que seja “um dos primeiros passos num conjunto de investimentos a concretizar” no futuro.

O “Ask Me Arrábida”, localizado no centro histórico de Setúbal, está aberto todos os dias das 10h00 às 19h00, no período de verão, e das 10h00 às 18h00, durante o inverno, e integra a rede de postos de informação turística do Turismo de Lisboa, atualmente com um total de 14 espaços.