Convento ConVida 2022 - Ateliê de Ópera de Setúbal na Igreja de Jesus

O Ateliê de Ópera de Setúbal, projeto da Associação Setúbal Voz, protagonizou, no dia 8 de manhã, o início da temporada de 2022 do Convento ConVida, programa da Câmara Municipal que promove concertos de música erudita na Igreja de Jesus.


Este concerto, em versão tertúlia operática, contou com a participação de André Henriques, Carina Matias Ferreira, Célia Inês Nascimento, Dina Alves, Dinora Ferreira, Diogo Oliveira, João Oliveira, Juliana Telmo, Maria Amália Marrafa, Miká Nunes e Néu Silva, acompanhados por João Malha, no piano, e Pedro Araújo, na percussão.

O reportório incluiu temas de compositores internacionais clássicos como Mozart, Pergolesi, Webber, Offenbach e Bizet, assim como de compositores atuais, como Jorge Salgueiro, que é também diretor do Ateliê de Ópera de Setúbal.

O programa Convento ConVida prossegue até, pelo menos, ao final de fevereiro, sempre com espetáculos na Igreja de Jesus, integrada no Convento de Jesus, localizado no centro da cidade de Setúbal.

Segue-se, a 15 janeiro, o recital “Descobrir Noronha”, no qual o violinista Luís Pacheco Cunha e a pianista Taíssa Poliakova interpretam um repertório que alia a obra do violinista e compositor português Francisco de Sá Noronha com a de outros violinistas contemporâneos.

O concerto de dia 22 está a cargo do quarteto de cordas ARS AD HOC e do clarinetista Horácio Ferreira, que apresentam o “Quinteto de Johannes Brahms” e a obra escrita para a mesma formação, em 2016, “Intorno Al Bianco”, do compositor Beat Furrer.

Para fevereiro estão agendados mais quatro concertos que têm início no dia 5 com um recital pelo Ateliê de Ópera de Setúbal, a que se segue, a 12, o concerto “Infinito Amor”, de comemoração do Dia dos Namorados, que conjuga o violoncelo de Leonor Moniz e a harpa de Beatriz Cortesão com as vozes de Luísa e Sílvia Mirpuri e da atriz Manuela Couto.

A 19, o grupo Mosaico Espiritual, composto pela soprano Patrycja Gabrel, a mezzo-soprano Carolina Figueiredo e o cravista Daniel Oliveira, apresenta obras do período barroco, nomeadamente de Bach e Händel.

Para o último sábado do mês, dia 26, está guardado o “Encontro das 2 Amigas”, num concerto para as famílias, de caráter pedagógico, protagonizado pela flautista Marina Camponês e a violoncelista Tatiana Leonor.

O ciclo Convento ConVida proporciona concertos de música de câmara vocais e instrumentais, com um vasto reportório que congrega séculos de música erudita, desde a música antiga até ao período contemporâneo.

Os bilhetes para os espetáculos, à venda no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, têm o custo de cinco euros.