11° Céu limpo
Atividades Pedagógicas no Moinho de Maré da Mourisca

Um atelier de sensibilização sobre a poluição dos mares constitui uma das atividades contempladas numa iniciativa pedagógica a decorrer no Moinho de Maré de Mourisca, que, no dia 11, contou com a participação de cinquenta crianças.


“Pequenos Passos… Protegendo a Natureza”, assim se chama a atividade, promovida gratuitamente pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, de sensibilização de estudantes do 1.º ao 12.º ano para a preservação da natureza como bem comum.

O reaproveitamento do papel ou, por exemplo, das cascas de ostras e das rolhas de cortiça e a integração de crianças e dos jovens na biodiversidade da Reserva Natural do Estuário do Sado são outros dos objetivos deste evento, que se desdobra em ateliers com a duração de uma hora e são dirigidos apenas a grupos escolares.

Uma das oficinas, intitulada “Os Animais Marinhos”, realizou-se no dia 11 com a participação de alunos da Escola Básica n.º 2 do Faralhão, que tiveram a oportunidade de desenvolver um trabalho criativo, adequado à idade, de sensibilização sobre a poluição dos oceanos.

Com recurso a plásticos, cartões diversos e caixas de ovo, as crianças, todas empenhadas, retrataram diversas espécies que habitam os oceanos, nomeadamente polvos, estrelas do mar e cavalos-marinhos.

Uma visita à sala de moagem permitiu ficar a conhecer melhor como laborava o Moinho de Maré da Mourisca, equipamento com presumida origem no século XVII e atualmente a funcionar como espaço museológico e polo turístico.

Os grupos escolares podem participar em “Pequenos Passos… Protegendo a Natureza”, a decorrer ao longo de todo o ano 2020 no Moinho de Maré de Mourisca, através de reserva prévia pelo endereço turismo.setubal@mun-setubal.pt, sendo necessário o preenchimento de um formulário disponibilizado pela autarquia.

O assunto central a abordar em cada atelier é a biodiversidade, sempre com recurso a materiais recicláveis e dando oportunidade à criatividade individual e coletiva de cada criança ou jovem.

Além dos ateliers, o evento “Pequenos Passos… Protegendo a Natureza” oferece uma atividade de caça ao tesouro, em que os participantes são alertados para os perigos e as ameaças que as aves enfrentam todos os dias e um teatro de fantoches com adaptação do texto de Sophia de Mello Breyner Andresen “A Menina do Mar”.

Os grupos escolares têm ainda a oportunidade de conhecer o processo de fabrico do pão, desde a moagem dos cereais, passando pela transformação para farinha, até chegar à sua forma final, pondo as mãos na massa numa ação intitulada “O Moleiro – Dos cereais ao pão”.

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Turismo da autarquia, através dos telefones 265 783 090 e 914 162 354.