13° Parcialmente nublado
Ateliers de Verão 2019 | Festa de encerramento

Os Ateliers de Verão 2019 encerraram com um espetáculo na sexta-feira à noite, no Palco Mourisca da Feira de Sant’Iago, em Setúbal, que mostrou algumas das atividades realizadas pelos participantes ao longo das cerca de cinco semanas do projeto.


Momentos de teatro, hip-hop, capoeira e danças latinas, do mundo e sociais, em que participaram crianças, jovens e idosos, animaram a festa de encerramento dos Ateliers de Verão 2019, organizados pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com instituições do concelho.

O evento contemplou, ainda, o visionamento de um vídeo de resumo de todas as atividades desenvolvidas nos ateliers, entre 24 de junho e 26 de julho, nas áreas de desporto, aventura, movimento, artes e ofícios e informática e multimédia.

No final da festa de encerramento, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou a importância dos Ateliers de Verão na ocupação dos tempos livres de crianças de jovens e na promoção do diálogo entre gerações, através da partilha de experiências e da disponibilização de um conjunto diversificado de atividades gratuitas.

Canoagem, natação, paddle, futebol, remo, capoeira, taekwondo e triatlo, bem como cinema, teatro, danças e artes plásticas foram algumas das atividades desenvolvidas este ano pelos mais novos.

Já a população sénior, além de iniciativas específicas realizadas juntamente com os participantes mais novos, envolveu-se em oficinas de informática, artes plásticas, teatro, dança e jogos.

As atividades realizam-se, a cada edição, em vários locais, nomeadamente parques verdes do concelho, piscinas municipais e espaços de entidades parceiras, como escolas, associações e clubes.

Na 23.ª edição dos Ateliers de Verão, que além da ocupação de jovens e seniores, visa reforçar fatores de proteção, combater riscos psicossociais e promover a partilha de experiências, inscreveram-se 426 crianças, jovens e adultos, que, sob a orientação de 65 monitores, participaram num total de 785 horas de atividades promovidas por 15 associações e instituições do concelho de Setúbal.