Dia Internacional dos Museus - Visita encenada - Convento de Jesus

Visitas encenadas ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus e a apresentação de novos recursos lúdico-pedagógicos na Casa Bocage e na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama estiveram em destaque no dia 18 de maio nas comemorações locais do Dia Internacional dos Museus.


A iniciativa “ORA ET LABORA – vida e sustentabilidade no Convento de Jesus” deu a conhecer aos participantes o interior daquela joia da arquitetura manuelina, em duas visitas conduzidas pela técnica municipal Maria João Cândido.

Ao longo do percurso, duas mulheres vestidas de freiras encenaram várias atividades, como cultivo de legumes e fruta e práticas religiosas, para demonstrar como seria a vida conventual ao longo dos séculos no monumento.

Já a Casa Bocage apresentou os novos recursos educativos “Fotografias que contam histórias” e “Américo Ribeiro e nós”, disponíveis para marcações pelos contactos 265 229 255 e casabocage@mun-setubal.pt.

Os mais novos foram também convidados a partir à descoberta de Joana Luísa e Sebastião da Gama na Casa-Memória, em Vila Nogueira de Azeitão, com a ajuda de um folheto que propõe várias atividades para dar a conhecer melhor o equipamento municipal e o poeta azeitonense.

Na Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo houve, no período da manhã, “Livros Animados e Ilustrados”, workshop promovido pela Casa Nic e Inês, para criação de um diferente tipo de livro ou mecanismo de papel, usando desenho e pintura.

À tarde, realizou-se a sessão “O Cinema e as Alterações Climáticas”, com a exibição do filme de animação “Wall-E” e do filme “PLAAC-Arrábida”, que deu o mote para uma reflexão com a participação da chefe do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental, Cristina Coelho.

Já no Museu do Trabalho Michel Giacometti realizou-se a palestra “A importância da Ginástica Laboral”, conduzida pela coordenadora da Licenciatura em Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Ana Pereira.

No Dia Internacional dos Museus todos os espaços museológicos municipais estiveram também de portas abertas para visitas gratuitas às exposições, temporárias e de longa duração patentes em cada equipamento.