22° Parcialmente nublado
Moinho de Maré da Mourisca

As atividades turísticas, lúdicas e culturais desenvolvidas pelo Moinho de Maré da Mourisca são apresentadas online durante o mês de julho, com a passagem de vídeos nos canais digitais da Câmara Municipal de Setúbal.


Em face regras impostas como medida de prevenção e combate à propagação da Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa, o Moinho de Maré da Mourisca, equipamento turístico municipal, criou uma alternativa segura, criativa e lúdica para chegar até à população.

Na iniciativa MoinhOn, à distância de um clique, durante o mês de julho, os utilizadores online vão poder assistir a um leque de ofertas de carater lúdico, cultural e gastronómico, que visam promover as atividades que decorrem na Herdade da Mourisca.

Semanalmente, o público tem acesso, de forma gratuita, a ateliers e visitas guiadas ao passado e ao presente das atividades relacionadas com o Estuário do Sado.

Nesta nova Mourisca digital, dirigida ao público em geral, são dadas a conhecer diversas formas de reutilização de materiais, como a casca de ostra e a cortiça.

No atelier “Ostras do Sado”, é explicado como, de forma simples e rápida, é possível elaborar colares e porta-chaves com cascas de ostra. Já no atelier “A Arte da Cortiça”, o espetador aprende a trabalhar este material com a transformação de rolhas em porta-chaves e quadros artísticos.

As atividades online contemplam ainda a apresentação do atelier “Biscuit de Aves”, de descoberta da arte do biscuit através da modelação de aves.

Os trabalhos ligados diretamente ao estuário são contemplados na reportagem “Memórias p’ra Vida – As Mariscadoras do Sado”, que perpetua memórias ligadas à comunidade numa viagem feita com entrevistas a pessoas ligadas à arte de mariscar e à pesca, ao sal, ao moinho e à moagem da farinha.

O Moinho de Maré da Mourisca, localizado na Herdade da Mourisca, é um dos quatro moinhos de maré conhecidos no Estuário do Sado.

A iniciativa MoinhOn pode ser acompanhada no site da Câmara Municipal de Setúbal , no Youtube e no Facebook do município.

 

Documentos Relacionados