16° Céu limpo

O Teatro e Poesia nas Escolas é um projeto que permite que os alunos do concelho tenham a possibilidade de ter o teatro na escola de forma gratuita. Pretende-se, deste modo, contribuir para fomentar a criação de novos públicos, estimular o gosto pela atividade teatral, promover a educação artística e cultural das crianças e jovens e divulgar o trabalho realizado pelas companhias cénicas concelhias, nomeadamente do Teatro de Animação de Setúbal, bem como do ator José Nobre.

Destinatários: alunos do pré-escolar, do 1º, 2.º e 3.º ciclos e do Secundário.

+info: diedu@mun-setubal.pt

A Câmara Municipal de Setúbal promove anualmente atividades de encerramento do ano letivo, aliando este momento às comemorações do Dia Mundial da Criança, de forma a proporcionar momentos lúdicos e de animação em espaços exteriores ao contexto escolar. Realizada desde o ano letivo de 2007/08, a atividade “Há Festa no Parque” tem uma grande adesão por parte das famílias.

Destinatários: comunidade em geral

+ info: diedu@mun-setubal.pt

A Câmara Municipal de Setúbal, no programa das comemorações do carnaval, inclui um espaço de animação infantojuvenil que se traduz num desfile e concurso de fantasias dirigidos às escolas e instituições concelhias, públicas e privadas, de educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do ensino básico.

Destinatários: jardins de infância e escolas do 1.º Ciclo do ensino básico público, privado e solidário

+ info: diedu@mun-setubal.pt

Diário Gráfico – programa de atividades dirigido às escolas

Durante o mês de junho a cidade recebe os mais destacados ilustradores de publicações infantojuvenis da atualidade. Ao longo do ano letivo serão dinamizadas diversas ações dirigidas às escolas com vista a estimular o gosto pela ilustração de forma a desenvolver o sentido estético e a criatividade das crianças e jovens, despertando-os também para a leitura e para a escrita.

Destinatários: escolas e jardins de infância públicos do concelho

+ info: festailustracaosetubal@mun-setubal.pt I diedu@mun-setubal.pt | 265 547 925

Ações de sensibilização e workshops no âmbito da alimentação saudável, para a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, como por exemplo “Pequeno almoço saudável”, “Lanches Saudáveis”, “Amigos da Sopa”, “Super Saudáveis”, “Crescer Saudável” e “Amigos dos Hortícolas”. Ações de sensibilização dirigidas à comunidade escolar.

Destinatários: educação pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico

+ info: diedu@mun-setubal.pt

O município de Setúbal tornou-se parceiro institucional da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, ao aderir ao Projeto “Heróis da Fruta – lanche escolar saudável”, com um Programa Motivacional de Saúde de modo a incentivar o consumo de fruta e a prevenir a obesidade infantil.

Destinatários: educação pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico

+ info: diedu@mun-setubal.pt

BELA VISTA

Museu de arte urbana totalmente ao ar livre, com obras do escultor João Limpinho. É constituído por 16 peças feitas a partir de sucata industrial recolhida na região.

Permite trabalhar com os alunos as memórias coletivas da vivência industrial de Setúbal. Promove as relações interculturais da cidade e aposta na participação dos moradores como parte do projeto.

Traduz-se numa nova ideia de museu, existente em muitas cidades do mundo, que ajuda professores e alunos a trabalhar a cultura, a interculturalidade e as vivências da sua cidade, enriquecendo o currículo escolar e promovendo o contacto com o que os rodeia.

Intervenção artística em algumas peças do museu. O processo tem início e termina com uma visita ao Museu Está na Rua, permitindo a alunos e professores retirar ideias para desenvolver um projeto artístico e, no final, promover o trabalho coletivo das escolas.

Visitas guiadas para escolas

A partir de percursos temáticos e adaptados a diferentes faixas etárias. A visita realiza-se mediante marcação prévia e inclui participação em ateliers relacionados com as esculturas.

  • Percurso intercultural – viagem à volta do mundo
  • Percurso literacia e criatividade – viajar pela imaginação
  • Percurso industrial – viajar com estórias
  • Percurso completo – viajar pelos bairros

Marcações
Telf.: 910 718 473 | 265 751 003
museuestanarua@mun-setubal.pt

AMRS – ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL

Promoção dos valores da paz, da igualdade e da solidariedade no mundo inteiro a partir da obra de Picasso “Guernica”. O lema desta edição é “Arrábida Biosfera”, procurando refletir sobre a temática Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, atendendo à importância do reconhecimento de um território.

Destinatários: 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e Ensino Secundário

Calendarização: ao longo do ano letivo e final de maio

+info: 265 547 925 | apoio.projectos@amrs.pt | diedu@mun-setubal.pt

ASSOCIAÇÃO FESTIVAL DE MÚSICA DE SETÚBAL

O Festival de Música de Setúbal pretende desenvolver a cooperação entre os vários organismos e instituições, conciliando a formação e a criação musical e artística, por parte das comunidades locais com as novas propostas, conceitos de artistas profissionais, nacionais e estrangeiros.

Projeto educativo “Escrita de Canções” – 1.º Ciclo do ensino básico

Projeto educativo “Desfile de percussão” – 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e Ensino Secundário

+info: 265 547 925 | a7m.associacao@gmail.com | diedu@mun-setubal.pt

A Câmara Municipal de Setúbal dá as boas-vindas e formula votos de um bom ano de trabalho aos agentes da comunidade educativa, manifestando reconhecimento e consideração pelo papel fundamental que desempenham no sucesso educativo. Proporciona a toda a comunidade educativa um programa de atividades múltiplas, sejam de caráter cultural, desportivo, recreativo ou lúdico.

Destinatários: comunidade educativa

+info: 265 547 925 | diedu@mun-setubal.pt

URAP – UNIÃO DE RESISTENTES ANTIFASCISTAS PORTUGUESES

No âmbito das comemorações do 25 de Abril a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses promove sessões em contexto de sala de aula, com representantes da associação, que fazem uma reflexão histórica e cultural que remonta à Revolução dos Cravos e à conquista da liberdade e da paz e seus valores intrínsecos.

Destinatários: 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e Ensino Secundário

+info: 265 547 925 | diedu@mun-setubal.pt

Projeto que promove a educação cívica e a participação cidadã, envolvendo a comunidade educativa na requalificação, embelezamento e limpeza dos espaços públicos do concelho. O município apoia as escolas com materiais na execução dos projetos de arranjos de espaços verdes, decoração/requalificação de espaços urbanos, limpezas ou pinturas nos espaços exteriores comuns das escolas ou espaços circundantes.

Destinatários: escolas e jardins de infância públicos e privados do concelho

+info: setubalmaisbonita@mun-setubal.pt | diedu@mun-setubal.pt

Projeto de sensibilização ambiental marinha em parceria com a Ocean Alive que decorre a bordo da embarcação Maravilha do Sado. As sessões são conduzidas por uma bióloga marinha e uma pescadora. O projeto inclui transporte para a doca e de regresso à escola.

Calendarização: as ações decorrem duas manhãs por semana, sendo que em cada manhã é possível fazer duas sessões de 1h45m, num total de quatro sessões semanais.

 

  • 1.º Período: de 2 de outubro a 15 de dezembro
  • 2.º Período: de 1 de março a 23 de março
  • 3.º Período: de 9 de abril a 22 de junho

 

Destinatários: alunos de turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do ensino básico de escolas do concelho de Setúbal. Uma turma por sessão.

+info: 265 545 180 | maravilhadosado@mun-setubal.pt

Projeto de formação e sensibilização ambiental e marinha para professores, desenvolvido em parceria com a Ocean Alive e direcionado à proteção das pradarias marinhas do estuário do Sado, com o objetivo de dotar estes agentes de conhecimentos específicos para trabalhar com as suas turmas nas escolas.

Calendarização: uma ação por período a realizar durante a tarde, com a duração de três horas (14h30 às 17h30)

Destinatários: professores de turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do ensino básico de escolas do concelho de Setúbal. Limite máximo de 50 professores por sessão.

+info: 265 545 180 | maravilhadosado@mun-setubal.pt

Projeto de aulas de Biologia a bordo da embarcação Maravilha do Sado. Possibilidade dos professores do Ensino Secundário (da disciplina de Biologia) lecionarem uma aula no rio Sado, cujo tema e organização fica a cargo do(a) docente. Para tal, podem contar com os conhecimentos e a participação da tripulação do barco em temas que dizem respeito à navegação marinha.

O projeto não inclui transporte para a doca e de volta para a escola.

Calendarização: as ações decorrem uma manhã por semana, sendo que em cada manhã será possível fazer duas sessões de 1h45m, num total de duas sessões semanais.

  • 1.º Período: de 2 de outubro a 15 de dezembro
  • 2.º Período: de 1 de março a 23 de março
  • 3.º Período: de 9 de abril a 22 de junho

Os dias certos são posteriormente divulgados às escolas.

Destinatários: alunos de turmas do Ensino Secundário de escolas do concelho de Setúbal. Uma turma por sessão.

+info: 265 545 180 | maravilhadosado@mun-setubal.pt