Samuel Freire venceu a Alegro Meia Maratona de Setúbal 2023

Samuel Freire e Emília Pisoeiro venceram, na manhã de 30 de abril, a Alegro Meia Maratona de Setúbal 2023, a qual, destacou o vereador do Desporto na autarquia, Pedro Pina, bateu todos os recordes de participação.


Mais de duas mil pessoas estiveram na estrada para fazer a festa do atletismo na Alegro Meia Maratona de Setúbal, prova organizada pela Câmara Municipal que contou com duas competições, a principal de 21,1 e a novidade de 10 quilómetros, e a prova popular Corrida das Famílias, de 5000 metros.

No evento principal, a meia-maratona de 21,1 quilómetros, com início no Alegro Setúbal, passagem pela Serra da Arrábida e meta no Largo José Afonso, o triunfo foi para Samuel Freire, do Vitória Futebol Clube, com o tempo de 01h07m14s, atleta que venceu também a meta volante dos dez quilómetros.

Ao pódio da competição masculina subiram também, em segundo, Said Ameqrane, a competir a título individual, com o tempo de 01h08m36s, e, em terceiro, Ricardo Fonseca, do União Futebol Comércio e Indústria de Tomar, ao terminar o percurso em 01h08m58s.

Na vertente feminina, o triunfo coube a Emília Pisoeiro, com o tempo de 01h19m13s, em segundo ficou Susana Cunha, ao terminar em 01h19m41s, ambas a competir a título individual, enquanto Joana Fonseca, do Clube Desportivo Feirense, garantiu o terceiro lugar do pódio com o tempo de 01h20m43s.

Já a corrida de 10 quilómetros, novidade na edição deste ano do evento promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, com organização técnica da HMS Sports e patrocínio principal do Alegro Setúbal, foi ganha por João Mota, do Vitória Futebol Clube, com o tempo de 33m50s.

O pódio masculino da prova de estreia da Alegro Meia Maratona de Setúbal contou ainda, em segundo, com Jorge Robalo, igualmente do Vitória Futebol Clube, com 34m26s, e, em terceiro, João Pinto, a competir a título individual, em 36m31s.

No segmento feminino dos 10 quilómetros, o triunfo coube a Eulália Almeida, do Estoril Praia Triatlo, com o tempo de 44m16s. Em segundo ficou Maria Aldeia, da Tãlentos Team, que completou o percurso em 47m04s, e em terceiro Rita Lopes, da AR Lisboa, ao terminar a prova com 48m27s.

A Alegro Meia Maratona de Setúbal contou ainda com a Corrida das Famílias, evento de participação popular, sem caráter competitivo, que juntou participantes de várias gerações num convívio salutar, a vários ritmos, num percurso de cinco quilómetros entre o centro comercial Alegro e o Largo José Afonso.

O vereador com o pelouro do Desporto na autarquia, Pedro Pina, sublinhou a importância do evento desportivo numa “cidade que inspira desporto”, com “mais de duas mil pessoas a correr, este ano batendo todos os recordes de participação e com uma prova de estreia de 10 quilómetros que foi um verdadeiro sucesso”.

No dia anterior, à tarde, o centro comercial Alegro Setúbal acolheu a Corrida Miúdos Alegro, para crianças nascidas entre 2010 e 2018, nas distâncias de 200, 300, 600 e mil metros, a qual contou com as presenças do presidente do município, André Martins, e do vereador Pedro Pina.