“Agostinho da Silva, Intervenção Oral no Martinho da Arcada/Grupo de Jograis U… Tópico” é o título do audiolivro em destaque no evento, apresentado por Rui Lopo, às 16h00, na Casa Bocage.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Agostinho da Silva, com entrada gratuita, inclui uma atuação do Grupo de Jograis U…Tópico.

O audiolivro é composto por dois CD, um deles com uma intervenção oral de Agostinho da Silva realizada no Martinho da Arcada a 14 de outubro de 1988, por ocasião de um encontro alusivo ao aniversário do heterónimo pessoano Álvaro de Campos. O outro disco inclui textos de Agostinho da Silva lidos pelo Grupo de Jograis U…Tópico.

George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto a 13 de fevereiro de 1906 e morreu a 3 de abril de 1994, Domingo da Ressurreição, sendo considerado um dos pensadores mais originais e vanguardistas do século XX.

Em 1924 ingressou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, primeiro em Filologia Românica, depois em Filologia Clássica. Durante a licenciatura colaborou com a “Ação Académica”, publicação monárquica portuense, e com “A Águia”, célebre revista da “Renascença Portuguesa”, na qual, entre outros, se destacaram o poeta Teixeira de Pascoaes e o filósofo Leonardo Coimbra.

Agostinho da Silva desdobrou o seu talento em vários domínios como a filosofia, filologia, pedagogia, história, tradução, novelística e crítica literária, bem como na área da poesia onde deixou uma obra significativa, da qual estão por publicar muitos inéditos.