“Os professores vivem dias muito difíceis, envolvidos numa confusão sem precedentes, na qual não têm qualquer responsabilidade”, afirmou Maria das Dores Meira no encontro realizado na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, instalada no reabilitado Quartel do 11.

A autarca realçou que está a acontecer de tudo um pouco no processo de colocação de docentes: “Professores não colocados que o deveriam ter sido, professores colocados e depois despejados, professores colocados e, depois de instalados, transferidos de novo ainda para mais longe.”

Na intervenção de boas-vindas aos professores e técnicos que trabalham nas escolas do concelho durante o ano letivo de 2014/2015, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal apontou críticas ao Governo e mostrou-se solidária com os profissionais de educação.

“Manifesto a total solidariedade com todos os professores vítimas da incapacidade e do experimentalismo que mexe inaceitavelmente com a vida de milhares de profissionais sérios e capazes, a base mais importante de todo o sistema educativo”, apontou.

A edil setubalense acrescentou que “tudo o que está a acontecer é fruto de políticas de austeridade cegas que continuam a penalizar arduamente os portugueses, em especial os funcionários públicos, erigidos em causa de todos os males e em alvos preferenciais de más políticas do Governo”.

Na cerimónia, na qual marcou presença com o vereador com o pelouro da Educação, Pedro Pina, assim como outros membros do Executivo municipal, Maria das Dores Meira salientou a importância da educação na estratégia municipal. “É uma prioridade de intervenção, porque é nela que está o futuro, o desenvolvimento e o progresso.”

A educação, “uma das grandes conquistas de Abril que importa reconhecer e recordar”, vincou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, constitui “um esforço conjunto para proporcionar às nossas crianças e jovens um crescimento saudável, em harmonia, conhecimento e bem-estar”.

Na habitual confraternização dos agentes e intervenientes na comunidade educativa estiveram ainda, entre outros, o delegado regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal e presidentes de juntas de freguesia.

A cerimónia contou ainda com um apontamento musical proporcionado pelo ensemble de percussão do Conservatório Regional de Setúbal.

O programa Receção à Comunidade Educativa 2014, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, inclui, até ao final do ano, um conjunto de atividades que visam dar a conhecer os recursos culturais, desportivos e naturais, bem como alguns dos equipamentos públicos disponíveis no território.