Os acordos, a vigorar na época desportiva 2013/2014, vêm no seguimento da parceria iniciada em 2003 entre o Câmara Municipal de Setúbal e entidades promotoras da prática desportiva, um modelo de gestão que “se tem revelado positivo”, sublinha a deliberação camarária.

Para a cedência de instalações do Campo Municipal de Jogos do Forte da Bela Vista é celebrado um protocolo com o Núcleo Desportivo e Recreativo “Ídolos da Praça” e com a Associação Cultural e Desportiva “Os Africanos”.

O Campo Municipal de Jogos da Bela Vista é atribuído ao Grupo Desportivo “Os Amarelos” e o Parque Desportivo Municipal da Várzea é concedido ao Clube Desportivo “Os Pelezinhos”.

À União Desportiva e Recreativa Casal das Figueiras são cedidas as instalações do Campo Municipal de Jogos das Pedreiras-Viso, enquanto ao Grupo Desportivo e Recreativo “O Sindicato” cabe o Campo Municipal de Jogos da Cova da Canastra.

A cedência de instalações desportivas inclui ainda os Campos Municipais de Ténis de Vanicelos à Associação de Ténis de Setúbal e os Campos de Ténis da Urbanização Águas de São Lourenço à Juventude Azeitonense.

Já o Polidesportivo Exterior do Parque Verde de Vanicelos, com um campo de basquetebol e um relvado sintético, é cedido, respetivamente, ao Scalipus Clube de Setúbal e à Academia de Rugby Clube de Setúbal.

Outro protocolo foi ainda aprovado com a Escola de Futebol Feminino de Setúbal relativo ao Polidesportivo Exterior da Praceta da Ilha da Madeira e edifício anexo.

As autarquias assumem, “em estrita cooperação com o associativismo desportivo, uma responsabilidade social, constitucionalmente consagrada na criação de condições que facilitem a democratização e o acesso às práticas desportivas”, realça a deliberação.