"Autarquias ao Vivo"

O projeto “Autarquias ao Vivo”, iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), em parceria com as escolas de 1.º ciclo, foi apresentado no passado dia 11, no âmbito da V Conferência Anual de Educação de Setúbal, como uma experiência local de sucesso na área da Educação.


“Este projeto insere-se muito bem na lógica da cidade educadora”, afirmou o presidente da JFSS acerca da iniciativa “Autarquias ao Vivo”, que apresentou no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, durante o painel “Caminhos que se trilham, experiências locais de sucesso”, no qual foram dadas a conhecer várias experiências de êxito, de âmbito local, pensadas para a área da Educação.

O projeto, criado há cerca de 15 anos pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, convida alunos de turmas de 3.º e 4.º anos do Ensino Básico a conhecer melhor a organização, o funcionamento e as competências da autarquia e a assumir o papel de membros da Assembleia de Freguesia, através da simulação de uma sessão, previamente preparada nas aulas, com a apresentação e votação de propostas elaboradas pelas próprias crianças.

“A ideia é promover a cidadania ativa e a participação cidadã junto dos mais jovens e assim melhorar a qualidade da nossa democracia participativa e representativa”, revelou Nuno Costa, destacando a parceria efetiva com as escolas e o enfoque nos alunos como elementos diferenciadores da iniciativa.

O autarca considera que o projeto contribui de forma direta para o cumprimento dos objetivos inscritos no currículo pedagógico do Ensino Básico, particularmente “conhecer e aplicar algumas regras da convivência social; respeitar os interesses individuais e coletivos; conhecer e aplicar formas de harmonização de conflitos: diálogo, consenso, votação; contactar e recolher dados de serviços de instituições da comunidade, nomeadamente autarquias”.

A forma como o projeto está desenhado concorre igualmente para o desenvolvimento de competências essenciais nos jovens, tais como, “a adoção de atitudes e valores que promovam a participação cívica de forma responsável e crítica; e a comunicação adequada das suas ideias, fundamentando e argumentando face às ideias dos outros”, metas inseridas no “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”, documento de referência homologado pelo Ministério da Educação.

A atividade, que no ano letivo 2018/2019 contou com a participação de mais de uma centena de alunos, inclui também uma pequena digressão pelo território, com visitas a obras em curso e demonstrações interativas de algumas máquinas e ferramentas utilizadas pelas equipas operacionais da JFSS.

Evidenciando o entusiasmo e retorno positivo da experiência por parte dos alunos, Nuno Costa lançou o repto aos professores para que inscrevam as suas turmas na iniciativa, que deverá reiniciar em janeiro de 2020.

A apresentação terminou com a visualização de um excerto de uma reportagem transmitida pela SIC, em 2017, que ilustra como decorre a atividade na prática.

O painel sobre experiências locais de sucesso, incluiu dezenas de outras comunicações sobre projetos, como, por exemplo, o “Ciclo de Debates”, iniciativa organizada pela Divisão da Juventude, da Câmara Municipal de Setúbal; o “Estudo acompanhado”, a decorrer no âmbito do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”; e o “Viver e Aprender em Setúbal”, promovido pela UNISETI – Universidade Sénior de Setúbal.

As apresentações decorreram no âmbito da V Conferência Anual de Educação de Setúbal, evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, que este ano se centrou na temática “Educar na Cidade. A Cidade que Educa” e que pretende ser um espaço de reflexão sobre novos caminhos para a Educação e o ensino, promovendo igualmente a definição de ações concretas adaptadas às especificidades do território.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril