26° Céu limpo
Inauguração_Escultura_Gorda_Bicicleta_2020

A placa central da Avenida Luísa Todi tem instalada desde o dia 24 uma nova peça escultórica em bronze, da autoria de João Duarte, intitulada “Menina com Bicicleta”.


A escultura em bronze fundido, com 2,10 metros de altura e em patine esverdeada, retrata um corpo feminino, com formas “generosas”, junto de uma bicicleta, colocada defronte da entrada do Largo da Ribeira Velha.

“Menina com Bicicleta” foi fundida por uma empresa especializada, em Bilbao, Espanha. A instalação em Setúbal foi acompanhada pelo Executivo municipal e pelo próprio artista plástico.

A inspiração, descreveu João Duarte, “surgiu da procura crescente do uso de ciclovias. Há cada vez mais ciclovias e Setúbal acompanha essa tendência. Também há cada vez mais pessoas a usufruírem dessa opção. É preciso promover a bicicleta como o transporte do futuro”.

Segundo o autor, a peça “é fácil de compreender” e, na posição da menina “que está a olhar para cima, para a Lua, para o céu, está implícito o ato da contemplação e da poesia.”

 João Duarte é conhecido como “o escultor das gordas”, devido à forma como trabalha o tema “Mulher”. Desenvolve igualmente trabalhos de medalhística, área na qual ganhou prémios internacionais e é ainda responsável pela criação de moedas comemorativas.

A “Menina com Bicicleta”, agora instalada na placa central da Avenida Luísa Todi, é a quarta de uma coleção criada pelo escultor para Setúbal, estando as restantes peças localizadas no Largo da Ribeira Velha, “Menina com Mala” e “Menina com Cadeira”, e no Largo da Misericórdia, numa obra intitulada de “Dolce Vita”.