Festas de Nossa Senhora da Saúde, em Vila Fresca de Azeitão

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde, a um ano de completarem três séculos de existência, decorrem até 11 de setembro em Vila Fresca de Azeitão com celebrações religiosas, cavalhadas à antiga portuguesa e música no programa.


A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, sublinhou a “enorme satisfação” por, depois de dois anos de pandemia, ter sido possível retomar as festas em honra de Nossa Senhora da Saúde.

“É uma festa muito importante para a freguesia, por isso a sua Junta disponibilizou-se desde o início para aquilo que fosse necessário. É uma festa que, além de religiosa, retoma várias tradições da nossa freguesia”, afirmou a autarca na quinta-feira, na abertura dos festejos, organizados pela Sociedade Filarmónica Providência e pela Paróquia de S. Simão, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão.

O presidente da Providência, Jorge de Sousa, notou que esta festa “já se realiza desde 1723”, quando a Senhora da Saúde “saiu à rua pela primeira vez na altura de uma pandemia”, e considerou que a procissão “é muito importante para toda a população de Azeitão”, principalmente depois de nos últimos dois anos o mundo ter vivido sob nova pandemia.

As festividades, que decorrem num recinto junto da Igreja de S. Simão, com bancas de artesanato e tasquinhas gastronómicas, começaram na noite de 8 de setembro com o hastear das bandeiras, seguida da celebração da missa Natividade da Nossa Senhora, dando início a um tríduo religioso que prossegue com a oração do terço nos dias 9 e 10, às 21h00.

Depois de na noite de 8 de setembro, quinta-feira, o programa musical ter estado a cargo da Solidó Big Band, de Vendas de Azeitão, e dos fadistas Alfredo Santos, Carla Lança, Carlos Zacarias e Joana Lança, acompanhados à guitarra portuguesa por José Manuel Duarte e à viola por Albano Almeida, a 9 atuam a OCTA – Orquestra Típica e Cantares Azeitão, a partir das 22h00, antes de haver um baile com Manuel Marques.

No dia 10, sábado, o ponto alto, com início às 16h00, são as cavalhadas à antiga portuguesa, prova equestre com origem no século XVIII em que os cavaleiros se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura, e à noite há baile com Abel Geada Trio, às 22h00, seguido da atuação do DJ Patronilho, às 00h00.

No domingo. 11 de setembro, último dia dos festejos, a partir das 16h00 é celebrada uma missa seguida de procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde, que percorre as ruas de Vila Fresca de Azeitão acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Providência.

A Banda da Sociedade Filarmónica Providência regressa para um concerto, às 21h30, e o músico Jorge Nice encerra os quatro dias do certame, a partir das 22h30.