Com o cenário natalício criado no interior e no exterior daquele “palácio encantado”, como o jardim de bombons, e o espírito solidário sempre presente, a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, afirmou que o evento, integrado no programa Espírito de Natal em Azeitão “excedeu as expectativas”.

Embora tenha corrido tudo “muito bem”, Celestina Neves destacou a grinalda de doces gigantes elaborada pelas escolas de Azeitão, instituições que, ao identificarem os alunos mais carenciados, conseguiram, através de uma oferta comunitária, distribuir brinquedos e cabazes de Natal a 55 crianças e respetivas famílias.

Na Fábrica do Pai Natal, com venda de artesanato e produtos regionais de produtores e artesãos locais, as crianças puderam aprender como o carpinteiro corta a madeira para fazer os brinquedos de antigamente e o oleiro molda o barro, entre outras atividades.

A tão aguardada chegada do Pai Natal, acompanhado pela Banda Filarmónica da Providência, foi um dos pontos altos de sábado à tarde, bem como o bailado Quebra Noz, com os bailarinos Rute Sá Lopes e João Carlos Petrucci, seguido da Valsa da Bela Adormecida.

O “Espírito de Natal em Azeitão”, organizado pela junta de freguesia local, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, continua com a “Temporada Musical”, até 1 de fevereiro.

A atuação da soprano lírica Ana Madalena Moreira, acompanhada pela pianista Nataliya Kuznyetsova, no sábado, na Igreja de S. Lourenço, foi a primeira de um ciclo de concertos.

A 21, os espetáculos começam às 19h30, na Igreja de S. Lourenço, com a atuação do Grupo Coral da Sociedade Perpétua Azeitonense, enquanto às 21h30, na Igreja de S. Simão, há o evento “Nos Caminhos de Santiago”, pelo grupo Senhora del Mundo Ensemble, composto por Eva Costa, Pedro Santos e Clara Gomes.

No dia seguinte, a 22, às 16h30, na Igreja de S. Simão, realiza-se um concerto pelo Coro Afina Setúbal, da Câmara Municipal. “A Melodie Francesa do Século XIX” é o último espetáculo de 2013, evento agendado para o dia 29, também às 16h30, na Igreja de S. Simão, com o trio Diana Afonso, Clara Gomes e Sandra Nunes.

A “Temporada Musical” é retomada em janeiro, no dia 3, às 21h30, na Capela de Oleiros, com o espetáculo Piazzolando, pelo duo Vânia Moreira e Raquel Afonso. Segue-se, a 4, às 21h30, na Igreja de S. Simão, um concerto pela Tuna Recreativa Penalvense.

O Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage atua no dia 5, às 16h30, na Igreja de S. Simão, local que acolhe, às 19h30, um concerto pela Banda Filarmónica da Providência. O mesmo espaço religioso recebe no dia 12, às 16h30, um concerto pelo Coro Gospel de Azeitão.

A “Temporada Musical” culmina a 1 de fevereiro, às 21h30, na Igreja de S. Simão, com o espetáculo “Voz, Harpa e Flauta”, dinamizado pela mezzo-soprano Angela Diel, acompanhada por Eva-Marie Nilsson e Leandro Cardona.