Exposição de azulejaria na Galeria Municipal do 11, inserida no projeto municipal Ciclo de Artes e Ofícios, que pretende produzir sinergias entre o passado, o presente e o futuro.

Uma mostra de trabalhos de azulejaria de diversos artistas foi inaugurada em 17 de dezembro na Galeria Municipal do 11, em Setúbal, no âmbito do projeto que pretende produzir sinergias entre o passado, o presente e o futuro.


A exposição de azulejaria, inserida no projeto municipal Ciclo de Artes e Ofícios, tem como objetivo conhecer, valorizar e transmitir os testemunhos materiais e imateriais que remetem às memórias artísticas e laborais de Setúbal.

Desta forma preserva, promove e divulga as práticas e histórias de vida, dando-lhes palco e reconhecimento, e, em simultâneo, salvaguarda ativamente o património que é o saber fazer, uma parte importante da identidade portuguesa.

Pedro Rodrigues, Rita Guerra e os Azulejos de Azeitão – Leiveira dão a conhecer o seu trabalho nesta exposição, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, que pode ser visitada até 18 de março.

Numa mostra em que todos os azulejos estão à venda, a exposição é o resultado de um ano de trabalho, ao longo do qual foi feita investigação e dois workshops, um de azulejaria tradicional e outro de azulejaria contemporânea.

Nesta exposição está ainda integrada uma sugestão de um percurso pela cidade, através de alguns exemplos do rico património azulejar de Setúbal, que procurou representar os vários períodos da história da arte.