Parcialmente nublado
Bairro Afonso Costa em Festa - 4.ª edição

A noite de 9 de agosto ficou marcada por mais uma edição de sucesso do “Bairro Afonso Costa em Festa”, evento organizado pela AMBAC – Associação de Moradores do Bairro Afonso Costa, com o apoio da Junta de Freguesia de S. Sebastião e da Câmara Municipal,  este ano com cerca de 800 participantes, que fizeram desta 4.ª edição a mais participada até à data.


O Jardim do Bairro Afonso Costa voltou a ser palco de uma animada noite de festa, com muito convívio, música ao vivo, petiscos e bebidas, onde não faltaram também as banquinhas de artesanato, rifas, farturas, pipocas e algodão doce.

Com uma afluência de cerca de 800 pessoas, a 4.ª edição do “Bairro Afonso Costa em Festa” superou as expectativas da organização. “Surpreendeu-nos bastante, conseguimos atrair muito público e correu tudo muito bem”, adiantou Isabel Segurado, presidente da direção da AMBAC, garantindo que esta foi a melhor edição de sempre deste evento popular.

O apoio das autarquias e de algumas coletividades, incluindo a Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal, não foram alheios ao sucesso da iniciativa, apontou a responsável, agradecendo a colaboração de todas as entidades que ajudaram a atrair público e de todos os voluntários que, com o seu trabalho contribuíram para o êxito da festa.

“É um prazer sermos parceiros nesta festa e colaborar com a iniciativa dos moradores que visa a promoção do convívio e reforço das redes de vizinhança no bairro”, expressou Isabel Quadros, em nome do executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião que este ano voltou a contribuir com apoio logístico e cedência de materiais como mesas, bancos, utensílios para recolha de lixo (baldes e sacos), além de algumas lembranças para oferecer aos artistas.

A autarca de S. Sebastião revelou que “é muito importante haver associações de moradores nos bairros porque são uma parte fundamental no apoio à resolução de alguns problemas”. Concluiu, felicitando a AMBAC e fazendo votos de que “continuem a ser nossos parceiros por muitos anos”.

O vereador da Câmara Municipal, Carlos Rabaçal, congratulou igualmente a AMBAC e caracterizou o “Bairro Afonso Costa em Festa” como “uma das maiores festas populares dos bairros da cidade”. Recordando que o Jardim do Bairro Afonso Costa será alvo de uma ampla requalificação a breve prazo, o vereador reiterou a disponibilidade do município para colaborar nesta e noutras iniciativas que pretendam “dignificar os bairros, promover a cultura e o convívio entre as pessoas”.

Os fadistas Deolinda de Jesus, Ramiro Costa e Nuno Rocha animaram a festa, de entrada livre, que terminou com um baile, por volta da 1 hora da madrugada, com o artista Ricardo Silva. O evento, que teve início pelas 19 horas, contou ainda com demonstrações de taekwondo, zumba e jogos tradicionais.