Os trabalhos, executados no âmbito de uma colaboração entre a Câmara Municipal e o Centro de Formação Profissional de Setúbal, começaram no edifício número 1 da Alameda das Palmeiras com a construção de um novo corrimão na totalidade da zona de escadas e a colocação de um novo portão com gradeamento.

Esta operação, dinamizada por cerca de dez alunos do curso de Serralharia Civil e Carpintaria, com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos, permite aos formandos aplicar num contexto real de trabalho os conhecimentos técnicos adquiridos no período de formação.

A ação, sem qualquer custo para a Autarquia ou para os moradores do Bairro da Alameda das Palmeiras, inclui a realização de um trabalho preparatório no terreno, com a observação do tipo de materiais existentes, a execução de medições e a conceção de peças em oficina.

Posteriormente, outras equipas de alunos realizam ações semelhantes noutros edifícios do bairro, incluindo a pintura dos novos materiais que hoje começaram a ser instalados, assim como a colocação de novas portas nos espaços destinados aos contadores de água e luz.

A oportunidade de intervencionar alguns dos edifícios daquele bairro surgiu no seguimento de uma proposta apresentada pelo Centro de Formação Profissional de Setúbal, a qual alia a praticabilidade de um curso de formação à melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Em paralelo, no âmbito no programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, decorre uma operação de pintura do bloco que engloba os edifícios números 1 e 7 da Alameda das Palmeiras, ação dinamizada por moradores com o apoio logístico e técnico da Câmara Municipal de Setúbal.

O “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, que promove um conjunto de atividades culturais e ações de melhoria das condições de vida dos moradores, incide numa área que engloba o território da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António.

O programa municipal, no terreno há cerca de dois anos, assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelas próprias pessoas, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

 

Documentos Relacionados