NBNC - Formação e Medição Tensão Arterial

Mais de duas dezenas de ações e projetos em diversas áreas de intervenção, realizadas nos últimos meses no âmbito de uma candidatura ao programa Bairros Saudáveis, reforçam o envolvimento comunitário dos moradores do território da Bela Vista.


A candidatura “Oficinas de Organização e Ação do Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade”, aprovada em maio pelo Programa Nacional de Bairros Saudáveis, disponibiliza um apoio financeiro no valor de 50 mil euros para a concretização, ao longo de um ano, de ações de saúde e bem-estar e de obras em equipamentos, com o envolvimento da comunidade local.

As oficinas são dinamizadas pela ACM/YMCA de Setúbal em parceria com a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de São Sebastião, o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Cruz Vermelha – Delegação de Setúbal, o Leroy Merlin, a Ciência Viva e o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento, que se juntou recentemente à candidatura.

Através da consolidação de processos de participação e de desenvolvimento da saúde e bem-estar da população dos cinco bairros do território do Nosso Bairro, Nossa Cidade, foram dinamizadas, até ao momento, mais de duas dezenas de atividades e projetos em áreas de intervenção distintas.

Os moradores eleitos em cada edifício dos bairros Alameda das Palmeiras, Bela Vista, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigadas reúnem-se, mensalmente, para tomar decisões sobre as ações a realizar.

Em novembro, é de salientar a realização de magustos de comemoração do Dia de São Martinho, que contaram com a participação de 175 pessoas da Alameda das Palmeiras, da Bela Vista, da Quinta de Santo António e das Manteigadas.

Em dezembro, no âmbito do projeto Saúde no Bairro, realizou-se uma Formação em Medição da Tensão Arterial, promovida pelo ACES Arrábida, que contou com a participação de mais de uma dezena de pessoas.

O objetivo foi preparar os moradores para medir a tensão arterial aos vizinhos, nos espaços comunitários existentes nos bairros, criando condições para garantir a assistência de proximidade e uma rotina de avaliação e vigilância.

No que diz respeito ao eixo de intervenção da saúde destaque ainda para a promoção de três rastreios a doenças sexualmente transmissíveis, garantindo o anonimato dos cidadãos, na Alameda das Palmeiras, na Bela Vista e nas Manteigadas, pelo GAT.

Em janeiro, realizam-se os rastreios nos bairros Forte da Bela Vista e Quinta de Santo António.

No âmbito da edição de Natal do projeto Férias no Bairro realizaram-se, no dia 20, duas sessões de higiene oral, dinamizadas pela Maxiclínica – Clínica Médica Dentária, que contaram com a participação de cerca de cinco dezenas de crianças dos 6 e os 12 anos.

Na época natalícia é, igualmente, de salientar a participação de cerca de 20 moradores abrangidos pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade no Mercado de Natal, a decorrer na placa central da Avenida Luísa Todi, no âmbito do Setúbal Christmas Fest.

Nos quatro espaços Nosso Bairro, Nossa Cidade existentes no território da Bela Vista realizam-se, regularmente, atividades afetas aos projetos Oficina de Informática, Trabalhos Manuais e Artesanato, Medição da Tensão Arterial e Estudo Acompanhado, sendo que este último apoia, semanalmente, 25 crianças com o contributo voluntário de 12 munícipes provenientes de outros locais da cidade.

Para o primeiro semestre de 2022, está prevista a execução de um conjunto de intervenções de beneficiação dos espaços Nosso Bairro, Nossa Cidade do Forte da Bela Vista e das Manteigadas, das lojas de condomínio das Manteigadas e do espaço para desenvolvimento das atividades económicas no Bairro da Bela Vista, com vista à melhoria das condições do trabalho realizado pelos moradores.

A Câmara Municipal de Setúbal, parceira da candidatura “Oficinas de Organização e Ação” ao Programa Nacional de Bairros Saudáveis, assegura a manutenção do processo democrático de participação dos moradores através da continuidade da estratégia do Nosso Bairro, Nossa Cidade.

O objetivo é o aprofundamento da organização dos moradores e da sua participação em estruturas organizadas da sociedade civil, bem como a promoção das condições de vida e da saúde da população do território da Bela Vista.