A festa da música filarmónica fez-se ouvir a partir do Parque do Bonfim, com quatro grupos de vários pontos do País a atuar no concerto de abertura da iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Sociedade Musical Capricho Setubalense.

A Sociedade Filarmónica Alcanedense, de Santarém, e a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede, Évora, foram dois dos grupos que atuaram na tarde de dia 6 naquele espaço verde da cidade.

No concerto que assinalou os dez anos da iniciativa cultural marcaram também presença a Banda de Música do Centro Popular de Trabalhadores da Ribaldeira, de Torres Vedras, a par da anfitriã Capricho Setubalense.

O primeiro dia do 10.º Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal contou ainda com a inauguração da exposição de artesanato “Bandas na Arte Popular Portuguesa”, coleção da Associação José Afonso.

A mostra está patente nos espaços comuns daquele equipamento municipal até 31 de agosto, de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, sextas e sábados das 10h00 à 01h00, e aos domingos das 10h00 às 20h00.

No ano que que assinala uma década de existência, o Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal torna-se internacional, num espetáculo a realizar na noite de dia 11.

Pelo coreto da Avenida Luísa Todi passam, a partir das 21h30, a Banda de Música de Piedrahita, da província espanhola de Ávila, e a banda da Sociedade Filarmónica Providência, de Azeitão, Setúbal.