A prova, organizada numa parceria entre a Câmara Municipal e a Capricho Setubalense, apresenta-se com o formato com que já habituou o público, realizando-se uma pré-eliminatória para bandas setubalenses, a que se seguem duas eliminatórias e a final, sempre com início a partir das 22h00 e de entrada gratuita.

No total, apresentam-se quatro grupos de Setúbal a disputar a pré-eliminatória, no dia 27 de fevereiro, dos quais um ganha entrada direta na final e dois são selecionados para cada uma das eliminatórias posteriores.

Loosense, To All My Friends, Hotkin e Los Empty Heads são as formações sadinas a tocar pela conquista da fama no Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, evento que conta já com 12 anos de história.

Para a primeira eliminatória, a 5 de março, estão já selecionados os Margem Soul, do Seixal, e Peter Strange, de Algés, enquanto a segunda, a 12 de março, tem garantida a participação de Persona 77, do Montijo, e Fear The Lord, do Seixal.

A final, no dia 19 de março, conta com a atuação de quatro bandas. Ao grupo de Setúbal selecionado na pré-eliminatória, juntam-se os vencedores das eliminatórias e o melhor segundo classificado dessa fase.

A configuração do Concurso de Bandas de Garagem de 2016, certame que integra o programa municipal do Mês da Juventude, m@rço.28, apresenta a novidade de as atuações passarem a estar limitadas apenas por tempo, com um máximo de 25 minutos para cada formação.

Os grupos têm apenas de tocar obrigatoriamente as três maquetas com que se apresentaram para a fase de audições, na etapa de inscrição no concurso.