No total, participaram seis bandas filarmónicas durante o festival que decorreu nos dias 6 e 11 e atraiu a atenção de centenas de pessoas que acabaram por assistir aos concertos de entrada livre.

No dia 11, a festa musical foi protagonizada pela Sociedade Filarmónica Providência, de Vila Fresca de Azeitão, concelho de Setúbal, e pela Banda de Música de Piedrahita, da província espanhola de Ávila.

Cada grupo interpretou, entre outros, temas tradicionais dos respetivos países e o serão contou com vários momentos de descontração.

No final da atuação, a banda azeitonense tocou o hino nacional português, pelo que o grupo espanhol, que esperava entre o público para subir ao palco, iniciou uma espécie de desgarrada patriótica, tocando de seguida o hino espanhol.

Além das cerca de 150 pessoas que esgotaram os lugares disponíveis nas cadeiras instaladas ao redor do coreto, vários populares juntaram-se ao espetáculo que decorreu em plena placa central da Avenida Luísa Todi e muitos pares chegaram a dançar ao ritmo das filarmónicas portuguesa e espanhola, em especial quando foram interpretados passos dobles.

A edição de 2014 do Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal foi organizada pela Câmara Municipal e a Sociedade Musical Capricho Setúbal, anfitriã que também atuou no dia 6, data que contou com as participações da Sociedade Filarmónica Alcanedense, de Santarém, da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede, Évora, e da Banda de Música do Centro Popular de Trabalhadores da Ribaldeira, Torres Vedras.