Os atletas que se deslocaram ao Brasil integram um grupo de sete pessoas que costumam participar em diversas provas de atletismo, em Portugal e no estrangeiro, em representação da coletividade setubalense.

Antonieta e o marido são dois dos elementos deste grupo de apaixonados pelas corridas, mas a impossibilidade de tirarem férias nesta altura impediu-os de viajar até ao Rio de Janeiro.

“Foi pena, mas ficámos contentes com a participação deles. Três, incluindo uma das senhoras, conseguiram terminar a prova principal de 21,097 quilómetros e as outras duas senhoras cumpriram o outro percurso, de cinco quilómetros.”

No fim da prova, os cinco amigos de Antonieta desenrolaram uma bandeira do município que levaram de Setúbal com o objetivo de “promover a cidade lá fora” e identificar a origem do grupo.

Apesar de já correrem juntos há muito tempo, foi a primeira vez que levaram a bandeira, entregue pela Câmara Municipal de Setúbal.

“Nas provas em que participamos, os atletas levam sempre as bandeiras das suas cidades e achámos que seria bom levar a nossa. Expliquei a ideia à presidente e ela acedeu prontamente a ceder uma bandeira, que mostrámos pela primeira vez no Rio de Janeiro.”

A próxima viagem da bandeira do município de Setúbal é à Holanda, onde os sete amigos, já todos juntos, como é habitual, participam, a 15 de outubro, na Maratona de Amesterdão.