
A inegável qualidade das praias de Setúbal, localizadas no sopé da Serra da Arrábida, atrai mais visitantes a cada época balnear. Neste quadro de excelência, a Figueirinha assume o papel mais visível, ao ostentar, todos os verões, dois galardões unanimemente reconhecidos e aceites pela certificação da qualidade dos areais: a Bandeira Azul e a Praia Acessível para Todos.
Desde 2020 que Albarquel desfralda a bandeira de Praia Acessível para Todos, através de financiamento obtido por via de candidatura apresentada à Linha de Turismo Acessível do Turismo de Portugal.
O galardão Praia de Qualidade de Ouro, que reconhece a qualidade da água balnear como excelente durante um período mínimo de cinco anos consecutivos, tem sido atribuída anualmente a todas as praias da Arrábida, nomeadamente Figueirinha, Galapos, Galapinhos e Creiro, no Portinho da Arrábida.
A Campanha da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente.

Esta iniciativa da Foundation for Enviromental Education (FEE), com o apoio da Comissão Europeia, tem o objetivo de elevar o grau de consciencialização dos cidadãos, em geral, e dos decisores, em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, bem como incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes.
A campanha apresenta três vertentes: praias, portos de recreio e embarcações de recreio, tendo como instrumento o galardão “Bandeira Azul da Europa”.
O galardão é um símbolo de qualidade ambiental, atribuído anualmente às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.
Estes critérios estão divididos em quatro grupos:
- Informação e Educação Ambiental
- Qualidade da Água
- Gestão Ambiental e Equipamentos
- Segurança e Serviços
O Júri Nacional da Bandeira Azul para as Praias (JBAP) estabelece as regras específicas da campanha ao nível nacional, transpondo os procedimentos e critérios europeus e apoiando o Operador Nacional na definição das posições portuguesas nas reuniões internacionais. O JBAP é constituído por um conjunto de 21 entidades da Administração Pública, central e regional, e organizações não governamentais, sendo coordenado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.
As candidaturas das praias são apresentadas anualmente pelos municípios às Direções Regionais do Ambiente, subscritas por mais do que uma entidade de âmbito local e regional.
A esse nível, realiza-se uma primeira verificação do cumprimento dos critérios de atribuição da Bandeira Azul às praias pelas Direções Regionais do Ambiente, após a qual as candidaturas são remetidas ao Operador Nacional. Posteriormente, o JBAP, enquanto júri de âmbito nacional, aprecia e aprova a lista de praias a submeter ao júri internacional, constituído por elementos da FEE e de um representante da Comissão Europeia, que toma a decisão final sobre as praias e marinas galardoadas.
Em Portugal, a evolução positiva da situação das praias é notória desde 1987, traduzindo-se fundamentalmente em investimentos para a resolução das causas da poluição das águas balneares, no adensamento da rede de vigilância da qualidade das águas de banho, na melhoria dos acessos e infraestruturas, na segurança e limpeza das praias e na informação e sensibilização dos utentes.
Em Setúbal, a Câmara Municipal é a Entidade Promotora da Candidatura, por agora, da Praia da Figueirinha, a qual tem obtido o galardão desde 2009.
Toda a informação e formulários estão disponíveis no sítio oficial da Bandeira Azul.
O Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Setúbal presta esclarecimentos adicionais através do endereço gatur@mun-setubal.pt ou do telefone 265 525 010.
Assegurar a todas as pessoas as condições de acessibilidade, utilização e fruição nas praias portuguesas, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, independentemente da idade, de dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a mobilidade, é o grande objetivo do projeto Praia Acessível – Praia para Todos.

O projeto teve início em 2004, desenvolvendo-se no âmbito de uma parceria institucional que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e o Turismo de Portugal, I.P.
Visa promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, designadamente o disposto sobre a matéria no Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto, e no Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade (PNPA), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 9/2007, de 17 de janeiro, bem como promover o cumprimento da Lei n.º 46/2006, de 28 de agosto (lei da não discriminação das pessoas com deficiência), e atender ao previsto nos Planos de Ordenamento para a Orla Costeira (POOC).
Em Setúbal, a Câmara Municipal assume o papel de Entidade Promotora da Candidatura, o que se verifica desde 2009 para a Figueirinha e, a partir de 2020, em Albarquel.
As condições de cumprimento obrigatório que determinam a atribuição da classificação de “Acessível” a uma zona balnear e que permite o hastear do respetivo galardão dividem-se em duas grandes vertentes:
- Condições obrigatórias de acessibilidade proporcionadas aos utentes
- Qualidade da informação ao público sobre as condições de acessibilidade existentes
Na página de internet do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação é possível recolher mais informações sobre este galardão.
Praias Acessíveis em Setúbal
Praia Acessível – Condições de Acessibilidade e Serviços
- Acesso pedonal fácil e livre de obstáculos a partir da via pública envolvente
- Sete lugares de estacionamento gratuitos, reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência, anexos à praia e disponíveis durante todo o ano
- Instalações sanitárias adaptadas, servidas por um percurso acessível durante todo o ano
- Acesso pedonal até à zona da linha de água e de banhos, através de passadiços e passadeira de acesso à água, durante a época balnear
- Possibilidade de acesso a grupos em cadeiras de rodas, através da disponibilização gratuita de utilização de pérgula, situada junto da concessão C3 – Restaurante BarMar, que gere a utilização da cadeira anfíbia e do acesso à água
- Disponibilização gratuita de apoios anfíbios (duas cadeiras) para o banho
- Existência e boa acessibilidade a vestiários, duches e lava-pés
- Existência e boa acessibilidade a apoios de praia e restaurantes
Mais informações e marcações prévias:
- Câmara Municipal de Setúbal – Divisão de Turismo
Tel.: 265 545 010
praias@mun-setubal.pt
turismo.setubal@mun-setubal.pt - Restaurante BARMAR – concessões C2 e C3
Praia da Figueirinha
Tel.: 212 189 626
restaurantebarmar@sapo.pt
Praia Acessível – Condições de Acessibilidade e Serviços
- Acesso pedonal fácil e livre de obstáculos a partir da via pública envolvente
- Quatro lugares de estacionamento gratuitos, reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência, anexos à praia e durante todo o ano
- Instalações sanitárias adaptadas, servidas por um percurso acessível durante todo o ano
- Acesso pedonal até à zona da linha de água e de banhos, através de passadiços e passadeira de acesso à água, durante a época balnear
- Possibilidade de acesso a grupos em cadeiras de rodas, através da disponibilização gratuita de utilização de pérgula, situada junto da concessão C2 – Baía de Albarquel, que gere a utilização da cadeira anfíbia e do acesso à água
- Disponibilização gratuita de apoios anfíbios (uma cadeira) para o banho
- Existência e boa acessibilidade a vestiários, duches e lava-pés
- Existência e boa acessibilidade a apoios de praia e restaurante
Mais informações e marcações prévias:
- Câmara Municipal de Setúbal – Divisão de Turismo
Tel.: 265 545 010
praias@mun-setubal.pt
turismo.setubal@mun-setubal.pt - Apoio balnear Baía de Albarquel – concessão C2
Praia de Albarquel
Tel.: 969 641 657
baiadealbarquel@gmail.com
Galardão atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza para realçar as praias que apresentem água balnear com qualidade excelente durante, no mínimo, cinco anos consecutivos.

A Quercus analisa todos os anos se as praias cumprem as exigentes condições de avaliação, sendo que, no concelho de Setúbal, Figueirinha, Galapos, Galapinhos e Creiro/Portinho da Arrábida são as zonas balneares distinguidas com a bandeira de Praia Qualidade de Ouro.
Para mais informações:
- Câmara Municipal de Setúbal
Divisão de Turismo
Telf.: 265 545 010
praias@mun-setubal.pt
turismo.setubal@mun-setubal.pt