O encontro, organizado pelo Club Barchetta Iberia, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, conta com 15 automóveis, oito portugueses e sete espanhóis, do famoso modelo de descapotável compacto da Fiat, desenvolvido entre 1990 e 1994, cujo design aposta numa fusão entre a tradição e a modernidade.

Revisto em 2003, para ser relançado no ano seguinte, com algumas alterações, a produção do carro parou em junho de 2005, sendo que em Portugal estima-se que existam cerca de sete dezenas de exemplares.

O Clube Barchetta Iberia, fundado em 2003 por entusiastas do modelo residentes em Portugal e Espanha, reúne duas vezes por ano para conviver, partilhar experiências de utilização da viatura e desfrutar do melhor que o turismo e a gastronomia locais dos dois países têm para oferecer.

O encontro já passou por diversas cidades portuguesas e espanholas e, este ano, os entusiastas do Barchetta decidiram voltar à região de Setúbal, onde já tinham realizado um encontro em 2007.

O início da iniciativa está marcado para as 09h00 de dia 1, com uma deslocação à Fábrica das Tortas Azeitonense, na Estada Nacional 10, na zona de Brejos de Azeitão, e segue depois para uma visita ao Palácio e Quinta da Bacalhôa, entre as 10h30 e as 12h30.

O desfile de “barchettas” prossegue pela Arrábida, com paragem para almoço no Portinho da Arrábida, às 13h00, e visitas ao Museu Oceanográfico, às 15h00, e ao Convento da Arrábida, às 16h30.

Às 18h00, a Câmara Municipal de Setúbal dá as boas-vindas à cidade num encontro a terá lugar na Casa da Baía, com um Moscatel de Honra.

Depois do jantar no Hotel do Sado, às 21h00, os proprietários das emblemáticas viaturas vão conhecer um pouco mais do que Setúbal tem para oferecer, com um passeio noturno por várias artérias da cidade.

No dia seguinte, a 2, o encontro prossegue noutros locais da região de Setúbal, entre os quais o Castelo de Palmela, o Cais Palafítico da Carrasqueira e a Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal.