23° Parcialmente nublado
Técnico Solar Boat | Setúbal

Uma embarcação ecológica, com tecnologia hidrofólio e movida exclusivamente a energia solar, chegou no dia 9 a Setúbal, ao terminar mais uma etapa de uma viagem nacional de promoção do projeto Técnico Solar Boat.


O São Rafael 02, assim se designa a embarcação em desenvolvimento por estudantes de várias áreas de engenharia do Instituto Superior Técnico, de Lisboa, completou no dia 9, em cerca de duas horas e meia, um percurso de 16.86 milhas náuticas, entre Sesimbra e Setúbal.

“Saímos um pouco mais tarde do que o previsto devido ao nevoeiro, mas a etapa correu de feição”, adianta o diretor técnico do Técnico Solar Boat, Sebastião Beirão, depois de concluída mais uma viagem náutica que serviu para testar vários componentes da embarcação movida a energia solar.

A embarcação, além dos painéis solares que ocupam uma área com cerca de sete metros quadrados, gerando cerca de um quilowatt por hora, está dotada de tecnologia hidrofólio, que permite ao barco elevar-se acima da água e alcançar velocidades mais rápidas, que, nesta etapa, atingiu um máximo de 13 nós.

O Técnico Solar Boat, projeto académico com o envolvimento de cerca de meia centena de alunos, existe há cinco anos e está direcionado para a vertente de competição, concretamente no Mónaco e nos Países Baixos, tendo conquistado, no ano passado, um segundo lugar no Mónaco Solar & Energy Boat Challenge.

Este ano, em virtude do cancelamento das competições devido à crise sanitária, o grupo decidiu apostar numa digressão nacional. “Aproveitámos a oportunidade para divulgar este projeto e também para testar a embarcação com vista ao desenvolvimento, já em curso, de um novo protótipo movido a hidrogénio”, explica Sebastião Beirão.

Além da viagem náutica entre Sesimbra e Setúbal, o Técnico Solar Boat marcou presença em exposição na placa central da Avenida Luísa Todi, em stand no qual os estudantes deram a conhecer o projeto, assim a importância das energias renováveis, da sustentabilidade ambiental e da mobilidade elétrica.

Esta foi a terceira etapa da viagem nacional que os estudantes estão a dinamizar no âmbito do projeto Técnico Solar Boat.

A odisseia náutica teve início a 22 de agosto, num percurso com início em Entre-os-Rios e o Porto, a que se seguiu, a 5 de setembro, uma viagem entre Lisboa e Cascais. Depois do percurso de hoje, que uniu Sesimbra a Setúbal, o São Rafael 02 faz ainda, no dia 13, uma viagem entre Lagos e Vilamoura.