Era Uma Vez o Fórum

Cerca de 25 alunos do 1.º ciclo do ensino básico ficaram a conhecer, na manhã do dia 7, os bastidores do Fórum Municipal Luísa Todi, a maior sala de espetáculos do concelho de Setúbal.


Os alunos da EB n.º 3 do Montalvão foram os primeiros a participar no ciclo de várias visitas a realizar ao longo do ano letivo àquele equipamento cultural, numa iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, dinamizada pela Artefusion Portugal.

O projeto “Era uma vez o Fórum” dá a conhecer à população mais jovem o valor do património arquitetónico, artístico e cultural que o Fórum Luísa Todi representa localmente, com cada sessão a promover, ao longo de três horas, visitas guiadas e atividades de expressões criativas.

Além de uma pequena apresentação com uma resenha histórica do edifício, os alunos têm a oportunidade de ficar a conhecer os camarins, com possibilidade de alguns experimentarem a sensação de se maquilharem como se fossem participar num espetáculo, assim como todos os mecanismos que, por exemplo, possibilitam a iluminação ou a troca de cenários durante um evento cultural.

Jogos alusivos ao Fórum Luísa Todi, além da realização de atividades de expressão plástica, neste caso, a partir de sugestões artísticas de Keith Haring em que o coração assume um protagonismo gráfico.

“Diz-se que o Fórum é o coração da cidade porque está no centro dela, mas também porque é aqui dentro que acontecem coisas muito boas e maravilhosas”, transmite a formadora Laura, da Artfusion, à jovem plateia, sentada no palco nos momentos iniciais da sessão inaugural.

“Em 1918, passa a chamar-se ‘cineteatro”, explicação devolvida por vários braços levantados e uma pergunta de entre o grupo que não aguentou esperar pela vez: “o que é isso de cineteatro?”.

Perceber que o Fórum Luísa Todi é uma sala de espetáculos multifacetada, pronta a acolher as mais diferentes formas artísticas é precisamente um dos objetivos deste projeto, que inclui duas sessões por dia, uma de manhã e outra no período da tarde.

Este ano, as restantes sessões estão agendadas para os dias 21 e 28 de novembro, prosseguindo, depois, já em 2023, com datas ainda a anunciar.

No final do projeto realiza-se uma exposição coletiva dos trabalhos plásticos feitos pelos alunos em cada uma das sessões.