A abertura da exposição fotográfica e documental “Do Bairro ao Museu – Olhares do Bairro”, organizada pela Autarquia e por moradores das cinco zonas habitacionais englobadas no programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, inclui artesanato, cinema, música e gastronomia, numa sessão com início às 16h00.

A inauguração, com a partilha de alguns dos momentos mais marcantes dinamizados na zona da Bela Vista ao longo de quase dois anos, inclui uma mostra de trabalhos manuais por Eduarda Fernandes, Maria José Alfaiate, Laura Faria e Estela Marília, bem como uma declamação de poesia.

Uma sessão de música e poesia pela Associação de Angolanos e Amigos de Angola – “4ÁS”, da Bela Vista, e a exibição do documentário premiado “Bela Vista”, realizado por Filipa Reis e João Miller Guerra, são outras atividades desta tarde.

O programa de dia 19 inclui ainda um apontamento musical de funaná pelo Grupo “Nôs Talentu”, da Associação Cabo-Verdiana de Setúbal, e uma prova gastronómica de moamba de galinha, que dá a oportunidade aos participantes de degustar e conhecer os sabores deste prato angolano.

A exposição “Do Bairro ao Museu – Olhares do Bairro”, de entrada gratuita, patente de 19 de outubro a 30 de novembro no Museu do Trabalho Michel Giacometti, pode ser visitada de terça a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 18h00.

No âmbito desta iniciativa, são dinamizadas outras ações culturais naquele espaço museológico, igualmente de participação gratuita. A primeira, no dia 26, às 15h00, inclui a exibição da curta-metragem “Cama de Gato”, dos realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra.

No dia seguinte, a 27, há um momento musical por Manuel Tequilla e um set de música pelo DJ Black, às 16h00, e uma atuação do Grupo Coral da EB 2,3 de Bocage, às 17h00, com espirituais negros, canções heroicas e música popular portuguesa, espetáculo integrado no programa do Mês da Música.

A exposição “Do Bairro ao Museu – Olhares do Bairro” culmina com uma tarde intercultural, a 30 de novembro, com momentos de animação musical e de dança, literatura, jogos tradicionais e degustações.

A tarde intercultural, dinamizada entre as 15h00 e as 18h00, inclui a leitura do conto tradicional “O Soba”, por Adelaide Nicácio, e uma demonstração do jogo tradicional “Uril”, por Carla Correia e Pedro Miranda.

Um apontamento de música e dança pela Tuna Sadina, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, uma atuação pelo Coro Multicultural de Setúbal, da Associação de Angolanos e Amigos de Angola – “4ÁS”, da Bela Vista, e uma mostra gastronómica são também atividades da tarde intercultural.

No âmbito da exposição “Do Bairro ao Museu – Olhares do Bairro” realiza-se ainda o workshop “Tricot e Crochet – noções básicas”, atividade dinamizada entre 21 de outubro e 28 de novembro, às segundas e quintas-feiras, das 14h30 às 17h00, no Museu de Trabalho Michel Giacometti.

Com o lema “Faça você mesmo as prendas de Natal!”, os interessados em frequentar o workshop, de participação gratuita, conduzido por Eduarda Fernandes, Maria José Alfaiate e Laura Faria, devem inscrever-se até 18 de outubro, no Gabinete da Bela Vista ou no Museu de Trabalho Michel Giacometti ou através dos contactos 265 724 466 e 265 537 880.

A exposição “Do Bairro ao Museu – Olhares do Bairro” é um dos exemplos do espírito de intervenção ativa desencadeado pela população no âmbito do “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa que assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelas próprias pessoas, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.
 
O programa municipal envolve moradores, entidades sediadas no território e serviços municipais, incidindo numa área que engloba os bairros de habitação social da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António.