A cerimónia de inauguração do novo polo da Biblioteca, um investimento de 206 mil e 508,30 euros, no âmbito do RUBE – Programa de Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente, conta com a participação da Associação Cabo-Verdiana de Setúbal e do Centro Cultural Africano.

Depois da inauguração, que se realiza às 10h30, crianças e jovens da zona são convidadas a assistir, meia hora depois, à apresentação do livro infantil “Andar à toa na estrada, não é uma boa!”, que alerta para a prevenção rodoviária, com a presença da autora, Paula Farinhas.

À tarde, às 14h30, é apresentado outro livro, intitulado “Diário de Sara, a Verde”, de Dina Barco, também com a presença da escritora.

O Polo da Bela Vista, localizado na Rua do Moinho, n.º 5, no “Bairro Amarelo”, a poucos metros das antigas instalações, tem como principal novidade a disponibilização de mais recursos informáticos e de diversos pontos de acesso à internet.

Neste renovado equipamento municipal houve ainda um reforço ao nível do mobiliário e de recursos de leitura, bem como a criação de novas valências de animação para as comunidades residentes na zona, através da realização de atividades no pátio anexo

O conforto, segurança e salubridade, bem como a melhoria do acesso a todos os utilizadores, designadamente a cidadãos com mobilidade reduzida, foram outras preocupações neste projeto, comparticipado por fundos comunitários com uma taxa de 65 por cento através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.