“Um Fim do Mundo”, média-metragem realizada por Pedro Pinho, com 62 minutos, foi apresentado no dia 21, em estreia nacional, no IndieLisboa, em sessão que decorreu na Culturgest. A obra é um dos filmes presentes na secção de Competição Nacional do festival, a decorrer entre os dias 13 e 28, na categoria Cinema Emergente.

O filme, a preto e branco, de 2013, é uma histórica ficcionada, com uma forte componente documental, que desenvolve o retrato de um grupo de adolescentes da Bela Vista.

A obra foi exibida no dia 21, no Grande Auditório da Culturgest, com repetição programada para o dia 25, às 17h00, no Pequeno Auditório daquele equipamento lisboeta.

O filme de Pedro Pinho, coproduzido pela Vende-se Filmes e a Terratreme Filmes, é realizado no âmbito de um dos projetos do Programa RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal e que consiste na realização de documentários audiovisuais sobre o bairro.

Além de “Um Fim do Mundo”, foram já realizados outros dois filmes sobre o bairro, “Cama de Gato” e “Bela Vista”, ambos de Filipa Reis e João Miller Guerra, no âmbito daquele projeto do RUBE, dinamizado com o objetivo de quebrar estereótipos consolidados naquele território.

“Um Fim do Mundo” foi um dos cinco filmes portugueses nomeados para o 63.º Berlinale – Festival de Cinema de Berlim, que decorreu em fevereiro, tendo competido na secção “Generation”, dedicada a obras sobre adolescentes e/ou dirigidos a um público essencialmente jovem.