A representação portuguesa conseguiu arrecadar um total de 31 lugares nos pódios dos diferentes escalões e variantes das modalidades, competindo com representantes de outros oito países europeus, nomeadamente Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Lituânia, Reino Unido, Rússia e Ucrânia.

O triatle, constituído por segmentos de natação, corrida e tiro, e o biatle, com apenas natação e corrida, são consideradas especialidades do pentatlo moderno.

As provas dos campeonatos europeus realizados este fim de semana em Setúbal repartiram-se entre o Parque Urbano de Albarquel, a frente ribeirinha da cidade de Setúbal e ainda pelo rio Sado, onde decorreram os segmentos de natação.

Os atletas portugueses conquistaram sete medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze nas finais dos vários escalões de biatle.

No triatle, com provas que decorreram ao longo de toda a sexta-feira, os atletas portugueses arrecadaram em Setúbal outras 15 medalhas, com sete de prata e duas de bronze nas prestações individuais, e duas de prata e quatro de bronze nas de estafetas mistas, constituídas por equipas de dois atletas de sexo oposto.

Os campeonatos da Europa de Biatle e Triatle, organizados pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, serviram de preparação para o campeonato do mundo que se realiza este ano em Espanha, facto que atraiu a Setúbal alguns dos melhores atletas da atualidade nestas especialidades.