Exposição João Andrade | Biblioteca Municipal

Duas exposições, uma de pintura de João Andrade, a outra foto-documental dedicada ao professor e cientista José Sebastião e Silva, estão patentes a partir do dia 16 na Biblioteca Pública Municipal.


Vinte e sete telas de grande formato, de art brut. A exposição individual de João Andrade, nome artístico de João André dos Santos Peixoto Barros, a viver atualmente em Vila Nogueira de Azeitão, reúne pinturas de arte abstrata, carregadas de cor e dinamismo.

“Esta exposição reúne um conjunto de trabalhos que têm estado sob um grande véu que cobre uma obra extensa, marcada por convicções e incertezas, que se revelam através de formas, manchas, linhas, cores, espaços, tensões e dinâmicas”, sublinha António Galrinho, curador da exposição.

A mostra de João Andrade, organizada pela Câmara Municipal, patente no auditório da Biblioteca Pública Municipal, é de entrada gratuita e pode ser visitada até 10 de abril, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 19h00.

Já “O Cálculo de Ontem e de Hoje”, cedida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa à Biblioteca de Setúbal, intitula a exposição bibliográfica que conjuga imagens e documentos representativos da atividade como docente de José Sebastião e Silva, considerado o mais influente e original matemático português do século XX.

A mostra bibliográfica, realizada no âmbito do projeto municipal “Autor do Mês”, é constituída por catorze painéis de grande formato, entre eles “Calcular com os Dedos”, “O Início do Cálculo Mecânico Digital”, “As Calculadoras de Secretária”, “Os Ábacos”, “Transformar Multiplicações em Adições”, “Algoritmos”, “A Industrialização do Cálculo e da Informação” e “As Máquinas Eletrónicas”.

“O Cálculo de Ontem e de Hoje”, que integra ainda um módulo digital, pode ser apreciada até ao final de março no segundo piso da Biblioteca Pública Municipal, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00.

José Sebastião e Silva, nascido em 1914, é autor de uma série de trabalhos científicos de repercussão internacional que contribuíram, em grande parte, para novas linhas de investigação, em particular na área da Análise Funcional.